Experiências de estudos e pesquisas a partir de indicadores sociais: o caso da Coordenadoria de Estudos Sociais da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa)

Autores

  • Charlene de Carvalho Silva
  • Deylane Corrêa Pantoja Baía Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas. (Fapespa).
  • Geovana Raiol Pires Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).
  • Alana Maria Ferreira Borges Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).
  • Maciele Lopes Ora Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas(Fapespa).

Palavras-chave:

Coordenadoria de Estudos Sociais, Políticas Públicas, Monitoramento

Resumo

Apresenta a Coordenadoria de Estudos Sociais (CES) pertencente à Diretoria de Estudos Socioeconômicos e Análise Conjuntural (Diepsac) da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), criada em 2015, cuja principal finalidade é desenvolver estudos e pesquisas considerando os aspectos sociais, históricos, geográficos, culturais e políticos da sociedade paraense; de forma multidisciplinar e interinstitucional,referentes ao Estado do Pará em sua conjuntura regional e nacional. A dinâmica de organização das atividades é orientada pelo plano de trabalho da Fapespa, e consistem na elaboração de relatórios, artigos, boletins, anuários e informes sobre temáticas relacionadas aos estudos sociais e políticas públicas a partir de dados secundários divulgados por instituições de renome no Brasil, a exemplo do Mapa de Exclusão Social do Pará,Relatório da Vulnerabilidade Social no Estado do Pará, Anuário da Assistência Social do Pará, entre outros.Para realização de seus estudos a CES realiza o mapeamento de informações disponíveis em bases de dados, cálculo dos indicadores, levantamento bibliográfico sobre a temática escolhida e, na maioria das vezes,diálogo estabelecido com órgãos públicos que tenham alguma relação com o estudo em questão, parcerias que enriquecem os produtos finais com o máximo de informações disponíveis nos órgãos, a exemplo das principais ações geradoras dos serviços ofertados e público atendido.

Biografia do autor

Charlene de Carvalho Silva

Mestrado em Matemática e Estatística pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil. Coordenadora do Núcleo de Estudos Sociais da Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análise Conjuntural na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas(Fapespa).

Deylane Corrêa Pantoja Baía, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas. (Fapespa).

Mestre em Ciências Sociais/Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil. Técnica em Gestão de Desenvolvimento  em Ciência, Tecnologia e Inovação  - Ciências Sociais na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas. (Fapespa).

Geovana Raiol Pires, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Mestre em Economia pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Brasil.  Diretora de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análise Conjuntural da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Alana Maria Ferreira Borges, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Especialista em Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial pela Faculdades Integradas Brasil Amazônia (Fibra), Brasil. Técnica  em Gestão de Desenvolvimento  em Ciência, Tecnologia e Inovação  - Ciências Sociais na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Maciele Lopes Ora, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas(Fapespa).

Graduanda em Estatística pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil. 

Estagiária na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas(Fapespa).

Downloads

Publicado

08/11/2017

Como citar

Silva, C. de C., Baía, D. C. P., Pires, G. R., Borges, A. M. F., & Ora, M. L. (2017). Experiências de estudos e pesquisas a partir de indicadores sociais: o caso da Coordenadoria de Estudos Sociais da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). Inclusão Social, 9(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/3889