Índice Fapespa de Desenvolvimento dos Municípios Paraenses (IDM/Fapespa)

Autores

  • Gilson Pereira Prata Instituto Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental do Pará, Diretoria de Estatística, Tecnologia e Gestão da Informação.
  • Maria Glaucia Pacheco Moreira
  • Walenda Silva Tostes

Palavras-chave:

Desenvolvimento municipal, Índice econômico, Índice social

Resumo

Apresenta a metodologia de construção do Índice Fapespa de Desenvolvimento dos Municípios Paraenses (IDM/Fapespa), produzido pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e que teve como objetivo a geração de uma medida que sistematize em um único índice os aspectos relacionados ao desenvolvimento dos municípios paraenses. A partir dos resultados do índice foi possível apresentar uma hierarquização de desenvolvimento entre os municípios, considerando-se seus aspectos econômico e social, o que permitiu maior ciência da realidade de cada localidade, assim como sua disposição no panorama estadual, possibilitando, com isso, instrumentalizar a gestão pública na elaboração de políticas públicas cada vez mais efetivas, além de subsidiar o exercício do controle social.

Biografia do autor

Gilson Pereira Prata, Instituto Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental do Pará, Diretoria de Estatística, Tecnologia e Gestão da Informação.

Mestre em Matemática e Estatística pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil. Técnico da Coordenadoria de Estatística e Disseminação da Informação da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Maria Glaucia Pacheco Moreira

Especialização em Estatística pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil.  Diretora de Estatística e de Tecnologia e Gestão da Informação da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Walenda Silva Tostes

Especialização em Gestão de Cidades e Sustentabilidade (NUMA) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil. Coordenadora de Estatística e Disseminação da Informação da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Downloads

Publicado

08/11/2017

Como citar

Prata, G. P., Moreira, M. G. P., & Tostes, W. S. (2017). Índice Fapespa de Desenvolvimento dos Municípios Paraenses (IDM/Fapespa). Inclusão Social, 9(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/3890