A importância das micro e pequenas empresas paraenses na geração de emprego no estado

Autores

  • David Costa Correia Silva Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).
  • Edson da Silva e Silva
  • Geovana Raiol Pires
  • Marcelo Santos Chaves

Palavras-chave:

Fapespa

Resumo

A crise econômica nacional atingiu várias unidades federativas e o estado do Pará não esteve imune às ocorrências perniciosas, entre elas o desemprego, provocadas pela retração das atividades produtivas. Contudo, mesmo diante do cenário de aumento do contingente de trabalhadores fora do mercado de trabalho, a faixa de estabelecimento de até quatro vínculos apresentou-se, gerando saldos positivos de emprego no estado nos últimos dois anos. Ressalta-se que essa classificação corresponde à categoria das micro e pequenas empresas (MPEs), estabelecidas pelo Sebrae, segmento produtivo de grande relevância tanto no número de empregos quanto no de estabelecimentos para a economia estadual. Com base nisso, os resultados apresentados neste artigo demonstram que a sustentação da geração de postos de trabalho entre as MPEs está ligada, entre outros fatores, a mecanismos institucionais como a Lei Geral das MPEs, motivo pelo qual, no âmbito estadual, o governo conciliou a criação do Estatuto das MPEs com o seu planejamento de médio prazo, o Pará 2030.

Biografia do autor

David Costa Correia Silva, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Doutorado em andamento em Desenvolvimento Sustentável pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Brasil. Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil. Técnico Economista em Gestão de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Edson da Silva e Silva

Mestrando em Economia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil.Coordenador de Estudos e Pesquisas Econômicas e Análise Conjuntural da Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análise Conjuntural na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Geovana Raiol Pires

Mestre em Economia pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Brasil.  Diretora de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análise Conjuntural da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Marcelo Santos Chaves

Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Técnico Economista em Gestão de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). 

Downloads

Publicado

08/11/2017

Como citar

Silva, D. C. C., Silva, E. da S. e, Pires, G. R., & Chaves, M. S. (2017). A importância das micro e pequenas empresas paraenses na geração de emprego no estado. Inclusão Social, 9(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/3891