Redução da pobreza no Piauí: contabilizando a contribuição de seus determinantes imediatos

Autores

  • Vitor Hugo Miro Couto Silva

Palavras-chave:

Pobreza, Piauí, Decomposição

Resumo

Desde 2004, o estado do Piauí apresentou significativa redução do número de pessoas vivendo em situação de pobreza, seguindo os avanços em termos de redução da pobreza no Brasil. Com o objetivo de contribuir para a compreensão dessa mudança, este artigo aplica uma análise de decomposição, identificando em que medida determinantes imediatos da renda explicam a recente redução da pobreza. As estimativas obtidas mostram contribuições positivas da renda do trabalho, da renda proveniente de outras fontes e das transformações demográficas recentes. O resultado central aponta que a redução da pobreza no Piauí entre os anos de 2004 e 2014 se deve em grande medida ao crescimento da renda do trabalho.

Biografia do autor

Vitor Hugo Miro Couto Silva

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - Fortaleza, CE - Brasil. Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Fortaleza, CE - Brasil.

Downloads

Publicado

31/12/2017

Como citar

Silva, V. H. M. C. (2017). Redução da pobreza no Piauí: contabilizando a contribuição de seus determinantes imediatos. Inclusão Social. Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/3909

Edição

Seção

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí