Empreendedorismo social: uma experiência exitosa de parceria público-privada no Piauí

Autores

  • Benjamim Pessoa Vale
  • Mary Ângela de Oliveira Canuto
  • Francisco José Alencar
  • Walter de Sousa Oliveira
  • Aderson Luz Carvalho

Palavras-chave:

Empreendedorismo social, Terceiro setor, Promoção da saúde, Prevenção de doenças, Reabilitação

Resumo

No empreendedorismo social, o foco deixa de ser o negócio do negócio para transformar-se no negócio do social, que apresenta o seu principal foco de atuação na sociedade civil e a sua estratégia na parceria que envolve a comunidade, governo e setor privado. O empreendedorismo social atua mais fortemente na geração de ações que causem impacto local e busca o resultado coletivo. O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência da Associação Reabilitar, uma organização social sem fins lucrativos, na coordenação do Projeto Pense Bem para a promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos, e na gestão do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) para a reabilitação de pessoas com deficiência físico-motora, intelectual e auditiva, referências de trabalho empreendedor social, por meio de uma parceria público-privada com o governo do estado do Piauí.

Biografia do autor

Benjamim Pessoa Vale

Especialização em Neurorradiologia Vascular Intervencionista pelo Instituto do Coração Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) – SP, Brasil. Especialização em MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialização - Residência médica pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo – SP, Brasil. Residência médica em Neurocirurgia. Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Brasil. Médico e diretor técnico do Instituto de Neurociências - Teresina-PI, Brasil. Presidente Voluntário da Associação Reabilitar.

Mary Ângela de Oliveira Canuto

Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Brasil. Especialização em Saúde Pública pela Unidades Integradas de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão (Unipós), Brasil. Professora do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto Camillo Filho (ICF) e da Faculdade de Tecnologia e Educação Superior Profissional (Fatesp). 

Francisco José Alencar

Especialização - Residência médica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Especialização em Neurocirurgia Funcional e Dor pelo Hospital das Clínicas de São Paulo. Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu pela Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo (AACD) Brasil. Especialização em reabilitação pela Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo (AACD), Brasil. Especialização em Tratamento de Espasticidade pela Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo, (AACD), Brasil. Especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialização em Neurocirurgia Pediátrica pelo Hospital De La Timone - Marselha. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Médico e Coordenador do Serviço de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Infantil Lucídio Portela - Teresina, PI - Brasil.

Walter de Sousa Oliveira

Administrador. Superintendente administrativo-financeiro da Associação Reabilitar - Teresina-PI, Brasil.

Aderson Luz Carvalho

Fisioterapeuta. Especialista em Saúde Pública. Fisioterapeuta Especialista da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi). Superintendente Multiprofissional da Associação Reabilitar - Teresina-PI, Brasil.

Downloads

Publicado

31/12/2017

Como citar

Vale, B. P., Canuto, M. Ângela de O., Alencar, F. J., Oliveira, W. de S., & Carvalho, A. L. (2017). Empreendedorismo social: uma experiência exitosa de parceria público-privada no Piauí. Inclusão Social. Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/3910

Edição

Seção

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí