Turismo acessível: estudo da legislação brasileira e internacional sobre os direitos de pessoas com deficiência

Autores

  • Donária Coelho Duarte
  • Géssika da Silva Lemos

Palavras-chave:

Legislação, Pessoas com deficiência, Inclusão, Turismo acessível

Resumo

Este artigo analisa a legislação brasileira em paralelo com a internacional no que se refere aos direitos das pessoas com deficiência, tendo como pano de fundo a realização de um turismo acessível. Assim, além do Brasil, foi feito levantamento de cunho documental na Austrália, Canadá, EUA e União Europeia, de modo a realizar uma análise comparativa das leis nesses países/continentes. Além da pesquisa documental, o estudo embasou-se em pesquisa bibliográfica, tendo como foco o turismo responsável e acessível. Os dados levantados mostram que o Brasil evoluiu em suas leis voltadas para atender pessoas com deficiência. Constatou-se que, além da própria Constituição de 1988, há a Lei nº 7.853 de 1989, exclusiva a essas pessoas, e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, de 2015. Conclui-se, portanto, que a legislação do Brasil apresentou grande progresso, ao longo dos anos, nos direitos das pessoas com deficiência, conquistando posição privilegiada se comparada aos demais países/continentes. Entretanto, constatou-se também que EUA, Austrália, União Europeia e Canadá têm mobilizado a inclusão dessas pessoas no turismo por outros meios que vão além das leis, o que tem possibilitado uma inclusão de fato.

Biografia do autor

Donária Coelho Duarte

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Turismo Responsável, Acessível e Sênior (NETRAS FOR ALL) da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professora da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Géssika da Silva Lemos

Graduanda em Gestão do Agronegócio da Universidade de Brasília (UnB) – Campus Planaltina - Brasília, DF - Brasil.

Downloads

Publicado

01/12/2017

Como citar

Duarte, D. C., & Lemos, G. da S. (2017). Turismo acessível: estudo da legislação brasileira e internacional sobre os direitos de pessoas com deficiência. Inclusão Social, 10(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4037