Reflexões sobre o currículo funcional/natural e o PECS-Adaptado no processo de inclusão do aluno com autismo

Autores

  • Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Autismo, Programa educacional, Currículo funcional/natural, Comunicação alternativa

Resumo

O presente artigo procurou proporcionar uma análise reflexiva em torno dos pressupostos que envolvem a utilização do programa educacional fundamentado no Currículo Funcional/Natural (CFN), assim como sua associação ao programa de Comunicação Alternativa (CA), conhecido como PECS-Adaptado, e sua idealização e aplicação no contexto inclusivo de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). É importante destacar um programa educacional que seja útil e que valorize as tarefas de interesse do aluno, bem como o contexto onde se aprendem e se ensinam determinadas tarefas e habilidades, juntamente com sua participação efetiva no âmbito educacional, social e familiar. Conclui-se que a indicação de programas como o PECS-Adaptado, aliado ao programa educacional baseado nos princípios do CFN, torna-se um caminho promissor no processo de inclusão de alunos com autismo.

Biografia do autor

Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ.

Doutorado em Educação Especial (Educ. Indivíduo Especial) pela  
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil. Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela 
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil. Pós-Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ. 

Downloads

Publicado

01/12/2017

Como citar

Walter, C. C. de F. (2017). Reflexões sobre o currículo funcional/natural e o PECS-Adaptado no processo de inclusão do aluno com autismo. Inclusão Social, 10(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4038