Educação inclusiva enquanto um direito humano

Autores

  • Washington Cesar Shoiti Nozu
  • Albert Vinicius Icasatti
  • Marilda Moraes Garcia Bruno

Palavras-chave:

Direito à educação, Inclusão escolar, Educação especial.

Resumo

Este texto integra, de maneira ampla, o rol de estudos que se atentam ao direito à educação, objetivando analisar os movimentos internacionais de educação para todos e, particularmente, a emergência da educação inclusiva como um direito humano. Metodologicamente, pautou-se numa abordagem exploratória de documentos político-normativos internacionais e de referências bibliográficas que abordam a temática em questão. Os resultados foram dispostos em três eixos temáticos: a) Direito humano à educação: à guisa de aproximação; b) Movimentos globais de educação para todos; c) Aspectos conceituais e problematizações sobre inclusão escolar do público-alvo da educação especial (PAEE). Conclui-se que a inclusão vem sendo construída discursivamente como elemento de equalização das relações entre educação e sociedade. Ainda reflete sobre a ênfase dada pelas políticas inclusivas aos indicadores de acesso do PAEE. Por fim, entende o direito humano à educação inclusiva como manifestação de uma luta permanente.

Biografia do autor

Washington Cesar Shoiti Nozu

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Dourados, MS - Brasil. Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Dourados, MS - Brasil. 

Albert Vinicius Icasatti

Mestrando em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Dourados, MS - Brasil. Graduação em Direito pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Brasil. Graduação em Tecnologia em Produção Publicitária pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) - Brasil. Assessor de Defensor Público da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (DPE/MS) - Brasil.

Marilda Moraes Garcia Bruno

Doutora em Ensino da Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (Unesp)- SP - Brasil. Professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Dourados, MS - Brasil.

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Publicado

02/03/2018

Como citar

Nozu, W. C. S., Icasatti, A. V., & Bruno, M. M. G. (2018). Educação inclusiva enquanto um direito humano. Inclusão Social, 11(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4076