Estudantes com dislexia no ensino superior e a atuação do núcleo de acessibilidade da UFRN

Autores

  • Elaine Cristina de Moura Rodrigues Medeiros
  • Cíntia Alves Salgado Azoni
  • Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo

Palavras-chave:

Universidade, Transtorno Específico de Leitura, Inclusão, Núcleo de Acessibilidade

Resumo

O artigo tem como objetivo relatar a experiência do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN no atendimento a estudantes com dislexia. O estudo adota abordagem qualitativa de cunho exploratório e documental com base em normativas institucionais e registros pedagógicos dos estudantes com NEE cadastrados no Núcleo de Acessibilidade, no período de janeiro a abril de 2016. A análise do corpus documental aponta para avanços no âmbito da política de inclusão da instituição voltada para esse público. No entanto, revela a invisibilidade do estudante com dislexia a partir da escassez de estudos e da subnotificação destes na instituição de ensino superior. As dificuldades no conhecimento e reconhecimento da dislexia no âmbito clínico e educacional acabam gerando procura incipiente pelo diagnóstico e, consequentemente, ao ingressar na universidade, o estudante não encontra estratégias que poderiam beneficiá-lo em seu processo de aprendizagem. Assim, os núcleos de acessibilidade têm papel fundamental no trabalho de conscientização e aplicabilidade da política de inclusão na dislexia.

Biografia do autor

Elaine Cristina de Moura Rodrigues Medeiros

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal, RN - Brasil. Pedagoga da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - RN - Brasil.

Cíntia Alves Salgado Azoni

Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Campinas, SP - Brasil. Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - SP - Brasil. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal, RN - Brasil.

Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo

Pós-Doutorado pela Universidade do Algarve (UALG) - Portugal. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal, RN - Brasil. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - RN - Brasil.

Downloads

Publicado

02/03/2018

Como citar

Medeiros, E. C. de M. R., Azoni, C. A. S., & Melo, F. R. L. V. de. (2018). Estudantes com dislexia no ensino superior e a atuação do núcleo de acessibilidade da UFRN. Inclusão Social, 11(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4085