A cultura digital como espaço de possibilidade para a formação de sujeitos

Autores

  • Andrea Brandão Lapa Lapa
  • Andreson Lopes Lacerda
  • Isabel Colucci Coelho

Palavras-chave:

Integração de tecnologias, Tecnologias da Informação e Comunicação, Empoderamento, Cultura Digital, Formação para a cidadania

Resumo

Na problemática da integração de tecnologias da informação e comunicação (TIC) é preciso fugir ao dualismo das respostas comuns: de um lado a apologia à técnica como salvadora e protagonista da inovação, de outro a resistência inócua dada a inevitabilidade da vida cotidiana afetada pela comunicação em redes digitais. A aposta está na via alternativa que defende a apropriação crítica e criativa das tecnologias. Nesse contexto, ganha relevância a formação de sujeitos, aqueles capazes de subjetivar sua vivência encontrando outros sentidos humanos e sociais para o uso de TIC, que são autores, produtores e cidadãos na/da cultura digital. Com vistas a identificar novos espaços de possibilidade para a formação de sujeitos nas redes sociais, foi realizada uma pesquisa que integrou tanto a pesquisa-ação nas escolas quanto a observação do ciberativismo. O objetivo foi de reconhecer fatores e circunstâncias promotores da formação crítica, para apontar orientações para a apropriação de TIC em processos educativos na perspectiva da emancipação social. Como resultado, são apontadas referências para o fomento de fatores e circunstâncias como: pluralidade, agir comunicativo, diálogo tradutor, confiança, colaboração, autonomia, cooperação e postura de aprendiz permanente. Na análise do processo, foram identificadas contribuições para a reflexão no campo da educação, particularmente na importância de uma formação para a apropriação crítica e criativa de TIC como perspectiva emancipadora de formação de sujeitos para a cidadania na cultura digital.

Biografia do autor

Andrea Brandão Lapa Lapa

Pós-Doutorado pela Universitat de Barcelona (UB) - Espanha. Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil. 

Andreson Lopes Lacerda

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil. Mestre em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Brasil. Formador de Tutores e Professores. Supervisor de Ambiente Virtual de Aprendizagem da Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) - Brasil.

Isabel Colucci Coelho

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Brasil. Professora substituta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Brasil.

Downloads

Publicado

04/04/2018

Como citar

Lapa, A. B. L., Lacerda, A. L., & Coelho, I. C. (2018). A cultura digital como espaço de possibilidade para a formação de sujeitos. Inclusão Social, 10(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4170