Valor dos MOOC na educação para a cidadania

Hermano Carmo, Teresa Maia e Carmo

Resumo


A sociedade contemporânea é marcada por três macrotendências que a identificam como uma sociedade singular na história humana: um processo de mudança acelerada, uma desigualdade crescente e uma fibrilhação dos sistemas de Poder.

Tais tendências têm tido como efeitos um quadro de ameaças e oportunidades que, por um lado, têm constituído um gigantesco desafio aos sistemas educativos e, por outro, configuram a urgência de uma ressocialização de todas as gerações vivas no sentido da construção de uma cidadania global.

Neste contexto, propõe-se um modelo que configura uma estratégia de educação para a cidadania, com dois eixos, quatro vertentes e dez áreas-chave.

Seguidamente, descreve-se e discute-se a emergência quase explosiva dos Massive Open Online Courses (MOOC) a partir de instituições de ensino superior internacionalmente reconhecidas, no quadro do novo paradigma digital, a sua diversidade e o seu potencial ainda em aberto.

Confrontando esta nova abordagem educativa com o modelo de educação para a cidadania proposto, conclui-se constituir um meio robusto para o potenciar.

Palavras-chave: conjuntura, macrotendências, educação para a cidadania, MOOC, tecnologia educativa, paradigma digital


Palavras-chave


Conjuntura; Macrotendências; Educação para a cidadania; MOOC; Tecnologia educativa; Paradigma digital

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Hermano Carmo, Teresa Maia e Carmo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.