Valor dos MOOC na educação para a cidadania

Autores

  • Hermano Carmo
  • Teresa Maia e Carmo

Palavras-chave:

Conjuntura, Macrotendências, Educação para a cidadania, MOOC, Tecnologia educativa, Paradigma digital

Resumo

A sociedade contemporânea é marcada por três macrotendências que a identificam como uma sociedade singular na história humana: um processo de mudança acelerada, uma desigualdade crescente e uma fibrilhação dos sistemas de Poder.

Tais tendências têm tido como efeitos um quadro de ameaças e oportunidades que, por um lado, têm constituído um gigantesco desafio aos sistemas educativos e, por outro, configuram a urgência de uma ressocialização de todas as gerações vivas no sentido da construção de uma cidadania global.

Neste contexto, propõe-se um modelo que configura uma estratégia de educação para a cidadania, com dois eixos, quatro vertentes e dez áreas-chave.

Seguidamente, descreve-se e discute-se a emergência quase explosiva dos Massive Open Online Courses (MOOC) a partir de instituições de ensino superior internacionalmente reconhecidas, no quadro do novo paradigma digital, a sua diversidade e o seu potencial ainda em aberto.

Confrontando esta nova abordagem educativa com o modelo de educação para a cidadania proposto, conclui-se constituir um meio robusto para o potenciar.

Palavras-chave: conjuntura, macrotendências, educação para a cidadania, MOOC, tecnologia educativa, paradigma digital

Biografia do autor

Hermano Carmo

Doutor em Ciências da Educação na especialidade de Organização de Sistemas de Formação e o título de Agregado em Política e Acção Social na Universidade Aberta. Professor Catedrático do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (UTL) - Portugal.  Professor Catedrático Convidado da Universidade Aberta (UAb) - Portugal.

Teresa Maia e Carmo

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidad Complutense de Madrid (UCM) – Espanha. Professora Adjunta Especialista na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) - Santarém - Portugal.

Downloads

Publicado

04/04/2018

Como citar

Carmo, H., & Carmo, T. M. e. (2018). Valor dos MOOC na educação para a cidadania. Inclusão Social, 10(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4171