Tecnologias no Ensino de Física: um Estudo sobre Concepções e Perspectivas de Professores do Ensino Médio

Autores

  • João Markos Machado Oliveira
  • Marcello Ferreira
  • Daniel Mill

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino Médio, Tecnologias, Tecnologias Educacionais

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar como tem se sucedido o uso de tecnologias no ensino de Física, realizado por professores de escolas públicas do Ensino Médio Politécnico do Rio Grande do Sul. Para isso, realizou-se uma abordagem teórica sobre as tecnologias educacionais, passando por aspectos históricos, conceituais e aplicações em processos de ensino-aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa e inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico visando ao aprofundamento teórico sobre a temática e à formatação de uma proposta metodológica de investigação sobre o seu uso no Município de Caçapava do Sul, escolhido em função da atuação do pesquisador como bolsista de iniciação à docência. Optou-se, para a coleta de dados, por aplicar questionários aos professores de escolas públicas, levantando concepções e práticas relativas ao uso das tecnologias; para a análise dos dados, fez-se uso da Análise Textual Discursiva (ATD), para auxiliar na interpretação das respostas dadas pelos professores nos questionários. Essa metodologia consiste, em síntese, em processos de desconstrução e reconstrução de textos (no caso, dos textos obtidos das respostas dos questionários aplicados aos professores) e seus procedimentos confluem para a unitarização, isto é, a divisão de temas, estabelecendo relações e gerando processos de auto-organização das categorias temáticas (MORAES; GALIAZZI, 2011). A partir desses procedimentos de coleta e análise de dados, foi possível atingir as categorias a) Concepções, b) Possibilidades do uso tecnologias educacionais e c) Importância do uso de tecnologias educacionais, as quais possibilitaram a análise do uso de tecnologias.

Biografia do autor

João Markos Machado Oliveira

Graduando em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Caçapava do Sul - Brasil. 

Marcello Ferreira

Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)  - São Carlos, SP - Brasil. Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - RS - Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF - Brasil.

Daniel Mill

Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra (UC) - Portugal. Pós-Doutorado pela Universidade Aberta (UAB) - Portugal. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil. Professor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) - São Carlos, SP - Brasil.

Downloads

Publicado

04/04/2018

Como citar

Oliveira, J. M. M., Ferreira, M., & Mill, D. (2018). Tecnologias no Ensino de Física: um Estudo sobre Concepções e Perspectivas de Professores do Ensino Médio. Inclusão Social, 10(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4179