Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância

Autores

  • Luciana Batista Serafim
  • Ronei Ximenes Martins

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação a distância, Tecnologia educacional, Perfil do estudante

Resumo

Este artigo apresenta relato de parte de uma pesquisa exploratória que investigou possíveis relações entre características pessoais, domínio de tecnologias digitais de informação e comunicação e o desempenho escolar de estudantes de licenciaturas a distância. A pesquisa, cujos resultados já foram apresentados e constam em anais de congressos da área de educação, teve como foco a percepção de estudantes sobre os possíveis fatores associados aos resultados de desempenho acadêmico que obtiveram. Os dados foram obtidos em entrevistas semiestruturadas com 27 estudantes e analisados pela técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Consideram fatores que afetam o desempenho: falta de organização do tempo de estudo, dificuldade de interação com colegas, estrutura do curso e descontentamento com aulas por videoconferência. Esses fatores indicaram possíveis dificuldades de adaptação quando o estudante sai do modelo presencial convencional e ingressa em um curso a distância.

Biografia do autor

Luciana Batista Serafim

Mestre em educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Lavras, MG - Brasil. 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Três Corações, MG, Brasil.

Ronei Ximenes Martins

Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF) - Itatiba, SP - Brasil. Professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Lavras, MG - Brasil.

Downloads

Publicado

04/04/2018

Como citar

Serafim, L. B., & Martins, R. X. (2018). Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância. Inclusão Social, 10(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4180