Tecnologias para a potabilização das águas brancas e pretas da Amazônia – aplicação prática em benefício da população

Autores

  • Alex Fabiano Ribeiro de Magalhães Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – Brasil.

Palavras-chave:

Amazônia, Tratamento de água, Abastecimento de água, Rio Negro, Rio Solimões

Resumo

Considerando o baixo atendimento por água potável na Região Norte do Brasil, o desenvolvimento de pesquisas sobre sistemas alternativos de tratamento de água, adaptados à realidade regional, beneficia principalmente os amazônidas que não são atendidos por nenhum sistema de abastecimento. Respeitando as especificidades regionais, o projeto utilizou o resultado do trabalho de quase 6 anos investidos no desenvolvimento de tecnologias para potabilização das águas brancas (como as do Rio Solimões) e pretas (como as do Rio Negro) da Amazônia. Objetivou-se a implantação de duas estações de tratamento de água, a disseminação do conhecimento sobre as tecnologias desenvolvidas e o fomento da discussão sobre seu uso em benefício da população, a partir da disponibilização de água potável para uso doméstico, comercial e industrial. Propôs-se que as estações fossem instaladas em comunidades tradicionais localizadas às margens de rios de águas brancas e pretas e que a disseminação do conhecimento alcançasse profissionais de engenharia e governos locais e estaduais. Os beneficiários diretos seriam as populações abastecidas pelas estações de tratamento e os beneficiários indiretos seriam as populações com potencial de receber outras estações de tratamento a partir da capacitação de profissionais de engenharia e de governos locais e estaduais.

Biografia do autor

Alex Fabiano Ribeiro de Magalhães, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – Brasil.

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas, SP – Brasil. Analista de infraestrutura na Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – Brasil.

Downloads

Publicado

13/11/2018

Como citar

Magalhães, A. F. R. de. (2018). Tecnologias para a potabilização das águas brancas e pretas da Amazônia – aplicação prática em benefício da população. Inclusão Social, 12(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4391