Manejo e plantio de bacurizeiros (Platonia insignis Mart.): a experiência no manejo e domesticação de um recurso da biodiversidade amazônica

Autores

  • Alfredo Kingo Oyama Homma
  • Antônio José Elias Amorim de Menezes
  • José Edmar Urano de Carvalho
  • Grimoaldo Bandeira de Matos

Palavras-chave:

Bacuri, Platonia insignis, Biodiversidade, Manejo, Domesticação

Resumo

O texto comenta o avanço do conhecimento sobre o extrativismo, o manejo e o plantio de bacurizeiros no Estado do Pará e os principais desafios tecnológicos que se apresentam visando ao aumento da oferta desta fruta. O longo tempo para a entrada em produção comercial, o desconhecimento quanto à polinização cruzada que conduz a bacurizeiros improdutivos através do manejo, a competição com “roçados” de pequenos produtores, a dificuldade ao acesso à energia elétrica e do despolpamento mecânico tem sido causas da reduzida expansão das áreas manejadas e dos plantios. Com o crescimento do mercado, está ocorrendo o interesse dos pequenos produtores no manejo de bacurizeiros, e do plantio, por médios produtores. A nova legislação brasileira de acesso aos recursos genéticos está prejudicando a pesquisa com bacurizeiros. O Novo Código Florestal pode ser um estímulo para médios e grandes produtores para utilizar o bacurizeiro para recuperar o passivo ambiental com possibilidade de gerar renda e por ser uma planta que se adapta a solos de baixa fertilidade e com déficit hídrico depois de implantado.

Biografia do autor

Alfredo Kingo Oyama Homma

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Viçosa, MG -Brasil. Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental - Belém, PA - Brasil.

Antônio José Elias Amorim de Menezes

Doutor em Sistemas de Produção Agrícola Familiar pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) - Pelotas, RS - Brasil. Analista de pesquisa da Embrapa Amazônia Oriental - Brasília, DF - Brasil.

José Edmar Urano de Carvalho

Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Jaboticabal, SP - Brasil. Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental - Belém, PA - Brasil.

Grimoaldo Bandeira de Matos

Mestre em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém, PA - Brasil. Assistente de pesquisa da Embrapa Amazônia Oriental - Belém, PA - Brasil.

Downloads

Publicado

13/11/2018

Como citar

Homma, A. K. O., Menezes, A. J. E. A. de, Carvalho, J. E. U. de, & Matos, G. B. de. (2018). Manejo e plantio de bacurizeiros (Platonia insignis Mart.): a experiência no manejo e domesticação de um recurso da biodiversidade amazônica. Inclusão Social, 12(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4392

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)