Os ativos naturais de imóveis rurais na Amazônia, acesso a crédito e capitalização do produtor

Autores

  • Antônio Cordeiro de Santana Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Belém, PA - Brasil.

Palavras-chave:

Ativo natural, Serviços ambientais, Desenvolvimento sustentável, Amazônia

Resumo

Os imóveis rurais da Amazônia apresentam inconsistências ambientais quanto ao enquadramento nos requisitos do Código Florestal Brasileiro, sobretudo no que tange às Áreas de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente. Essas áreas verdes constituem os ativos naturais que geram serviços ecossistêmicos de alto valor econômico, social e ambiental para a humanidade. Ao mesmo tempo que há exigências para a recuperação do passivo ambiental, o produtor enfrenta a escassez de recursos e a dificuldade de acesso a crédito para recuperar áreas degradadas e implementar sistemas de produção sustentáveis. Por outro lado, o capital natural disponível ainda não é reconhecido pelos agentes econômicos nas transações do mercado de capital, bolsas de mercadorias e mercado físico. Este trabalho apresenta metodologia para a valoração desse ativo natural e indica o caminho para a sua utilização como garantia real ao crédito rural demandado das instituições de fomento públicas e/ou privadas. Como todos os imóveis rurais dispõem de um montante desse ativo, a sua inserção no mercado de capitais e de crédito cria oportunidade real para que os produtores tenham acesso a recursos para implementar tecnologias, compensar o passivo ambiental e melhorar sua qualidade de vida. Com isso, viabiliza-se o empreendedorismo rural, a capitalização dos produtores e o desenvolvimento local de forma endógena e sustentável.

Biografia do autor

Antônio Cordeiro de Santana, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Belém, PA - Brasil.

Doutor em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Viçosa, MG -Brasil. Professor titular da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Belém, PA - Brasil.

Downloads

Publicado

13/11/2018

Como citar

Santana, A. C. de. (2018). Os ativos naturais de imóveis rurais na Amazônia, acesso a crédito e capitalização do produtor. Inclusão Social, 12(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4393

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)