Serviço Nacional de Carbono Rural da Amazônia (SNCRA)

Autores

  • Ederson Augusto Zanetti
  • Marcelo de Castro Souza

Palavras-chave:

Carbono, Agricultura familiar, Áreas degradadas, Mudanças climáticas, Políticas públicas

Resumo

Os 20 milhões de hectares de áreas degradadas na agricultura familiar e outras propriedades rurais da Amazônia brasileira, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Plataforma Intercontinental de Políticas Científicas sobre a Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), o Acordo de Paris e o cenário de savanização pelo aceleramento das mudanças climáticas globais são o pano de fundo do Serviço Nacional de Carbono Rural da Amazônia (SNCRA). Os mercados florestal e de carbono emergem como instrumentos para viabilizar uma estratégia concertada de inclusão da agricultura familiar, através do SNCRA, nas atividades de recuperação das áreas degradadas e mitigação das mudanças climáticas. A estratégia inclui o Fundo Nacional de Carbono Rural da Amazônia (FNCRA), um mecanismo de governança – Comitê de Gestão Bom Tempo, uma certificação: Bom Tempo e uma rede de Armazéns Florestais, entrepostos comerciais e de prestação de serviços. Depois de implantada vai contribuir para o estabelecimento de um Cinturão Florestal na Amazônia Brasileira. A implantação ocorre através da adequação das políticas públicas e privadas, ferramentas de tecnologia da informação (software e APP), práticas inovadoras de uso da terra (AR, REDD+, PFM) e disseminação do conhecimento.

Biografia do autor

Ederson Augusto Zanetti

Doutor em Manejo Florestal Sustentável pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – PR – Brasil. Membro de 3 Painéis de Trabalhos Técnicos Globais (da United National Framework Convention on Climate Change - UNFCCC CDM AR / IPBES Lead Author / VP da Global Conservation Standard - GCS) e trabalhos com integração ciência-política em 30 países. Atua no assessoramento de investidores, empresas e proprietários rurais nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos florestais de conservação, reflorestamento, produtos florestais madeireiros e não madeireiros.

Marcelo de Castro Souza

Especialista em Políticas Públicas com foco na integração do planejamento, incluindo experiência consolidada com os Consórcios Públicos Intermunicipais. Ex-Vereador e Ex-Presidente da Câmara e Ex-vice-prefeito de Guarantã do Norte – MT – Brasil.

Downloads

Publicado

13/11/2018

Como citar

Zanetti, E. A., & Souza, M. de C. (2018). Serviço Nacional de Carbono Rural da Amazônia (SNCRA). Inclusão Social, 12(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4394