A relação do Homem com o processamento de energia e seu consumo

Autores

  • Elton Márcio da Silva Santos

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Consumo consciente, Medidor de energia em reais

Resumo

A relação do Homem com o processamento de energia surge da sua capacidade de produção do fogo, que foi fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias. Neste trabalho se fará uma descrição histórica dos processos de transformação, transporte e consumo de energia, e como essa habilidade alterou definitivamente a condição humana. Analisar-se-á como o consumo consciente de energia, através de um medidor do consumo de energia elétrica residencial em reais, possibilita muitos benefícios para a situação atual da matriz energética brasileira, que se encontra em constante estado de alerta no que diz respeito à falta de energia elétrica. Os mediadores também se farão úteis na elaboração dos orçamentos familiares, servindo como ferramenta de educação ambiental voltada para o uso da energia de forma racional. A sociedade moderna está cada vez mais consciente na busca de soluções sustentáveis que tragam benefícios socioambientais, percebendo a necessidade de interação harmoniosa entre o homem e a natureza, mantendo o equilíbrio entre o preservar e usufruir, no que se refere à relação entre o homem e o mundo natural, mantendo uma relação recíproca e um equilíbrio dinâmico no qual o homem transforma o meio e por ele é transformado.

Biografia do autor

Elton Márcio da Silva Santos

Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil. Professor e pesquisador da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Brasil.

Downloads

Publicado

13/11/2018

Como citar

Santos, E. M. da S. (2018). A relação do Homem com o processamento de energia e seu consumo. Inclusão Social, 12(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4395