Implementação de Tecnologia Social em Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Estado do Amazonas

Autores

  • Jadir de Souza Rocha INPA-Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
  • Katia Bastos Loureiro Ramos
  • Tereza Maria Farias Bessa
  • Cynthia Lins Falcone Pontes
  • Vania Maria Oliveira da Camara Lima

Palavras-chave:

Galhos, Buriti, Inajá, Chapas

Resumo

Há de se reconhecer a importância da criação das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) na Amazônia. Com tal medida, observa-se uma sensibilização comunitária quanto à necessidade de aplicação de leis que garantam, efetivamente, a conservação da biodiversidade de modo sustentável e a geração de benefícios sociais e econômicos para as populações locais. Hoje, as populações dessas reservas têm como meio de sustento o aproveitamento de recursos naturais de forma manejada, tais como as essências florestais do breu-branco e pau-rosa, os óleos medicinais de andiroba e copaíba, o mel de abelha, os alimentos (peixes, quelônios, carne de jacaré, castanha, açaí), entre outros.Uma maneira de aumentar a geração de benefícios sociais e econômicos nessas comunidades é fazer uso das tecnologias sociais desenvolvidas nas instituições de pesquisas existentes na região, as quais são de baixa complexidade, de baixo custo, mas com garantia de escala de produção, além de unir o conhecimento científico, tecnológico e a cultura local.O presente projeto tem por objetivo levar às comunidades oportunidade de fazer o aproveitamento de produtos florestais não madeireiros, a partir de galhos das palmeiras buriti (Mauritia flexuosa) e inajá (Maximiliana maripa) na fabricação de painéis para usos em forros, divisórias, revestimentos de paredes de residências, auditórios, cinemas, teatros, estúdios, de barcos regionais e de luxo, móveis e artefatos, como alternativa à madeira sólida, seus derivados e outros materiais convencionais.Serão realizados cursos e treinamentos nas comunidades, desde técnicas de extração de impacto zero de galhos das referidas palmeiras, até a confecção dos produtos finais com os respectivos custos de produção e margem de lucro das chapas por m².

Biografia do autor

Jadir de Souza Rocha, INPA-Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Mestre em Ciência e Tecnologia de Madeiras pela Universidade de São Paulo (USP) – SP – Brasil. Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) - Brasil.

Katia Bastos Loureiro Ramos

Doutora em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) – Brasil. Pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) – Brasil.

Tereza Maria Farias Bessa

Mestre em Ciências de Productos Forestales pela Universidad de Guadalajara – México. Tecnologista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) - Brasil.

Cynthia Lins Falcone Pontes

Graduação em Direito pelo Centro Universitário Nilton Lins (Uniniltonlins) – AM – Brasil. Graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Brasil. Graduação em Tecnologia da Construção Civil pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (Utam) – Brasil. Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – Brasil. Tecnologista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) – Brasil.

Vania Maria Oliveira da Camara Lima

Especialização em Agentes de Inovação e Difusão Tecnológica pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – Brasil. Pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) - Brasil.

Downloads

Publicado

13/11/2018

Como citar

Rocha, J. de S., Ramos, K. B. L., Bessa, T. M. F., Pontes, C. L. F., & Lima, V. M. O. da C. (2018). Implementação de Tecnologia Social em Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Estado do Amazonas. Inclusão Social, 12(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4396

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)