Escola de gestão da Amazônia

Autores

  • João Carlos de Souza Meirelles Filho Instituto Peabiru www.peabiru.org.br

Palavras-chave:

Amazônia, Gestão, Mobilização de recursos, Organizações do terceiro setor

Resumo

Formar pessoas com visão crítica, capazes de valorizar a diversidade cultural e ambiental e apoiar processos de transformação social na Amazônia para trabalhar em organizações do terceiro setor é um dos grandes desafios do presente. Nesse contexto, destaca-se o fortalecimento institucional por meio da captação e gestão de recursos. Se as organizações sem fins lucrativos logram comunicar a urgência e importância de suas causas, apresentam dificuldade em se organizar em termos administrativos e com um sistema de captação de recursos eficiente, comprometendo sua sustentabilidade. O amadorismo, especialmente das entidades de base local, é patente e precisa ser superado. Diante desse cenário, a partir de metodologias participativas, o Instituto Peabiru realizou diferentes iniciativas de empoderamento de lideranças locais, associados aos projetos que desenvolvemos nos últimos anos. Entre as principais conclusões, destacam-se: 1) é urgente que a academia ofereça capacitação formal para a gestão do terceiro setor; 2) é preciso criar cursos e mecanismos de capacitação para a gestão de organizações de base; e 3) para as organizações de base, deve-se capacitar uma pequena equipe, evitando-se concentrar em um só indivíduo, que pode buscar novos rumos para sua vida; e 4) o fortalecimento deve ser tanto de indivíduos como de instituições, ou seja, trabalhar com a formação e empoderamento de conselhos, grupos diretores, etc.

Biografia do autor

João Carlos de Souza Meirelles Filho, Instituto Peabiru www.peabiru.org.br

Escritor e ativista socioambiental. Atua há 33 anos no terceiro setor, 20 dos quais no Instituto Peabiru, organização da sociedade civil que trabalha na Amazônia, com a missão de facilitar processos de fortalecimento da organização social e da valorização da sociobiodiversidade.

Downloads

Publicado

13/11/2018

Como citar

Meirelles Filho, J. C. de S. (2018). Escola de gestão da Amazônia. Inclusão Social, 12(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4397