Aproveitamento de resíduos sólidos do caranguejo-uçá: alternativa de renda e uso sustentável

Autores

  • Michel Salin Guterres Ribeiro
  • Marcus Emanuel Barroncas Fernandes

Palavras-chave:

Caranguejo-uçá, Resíduos sólidos, Produção de farinha, Geração de renda, Nordeste do Pará

Resumo

O descarte inadequado dos rejeitos das atividades pesqueiras causa diversos impactos negativos. Esse é o caso dos resíduos sólidos provenientes da atividade de beneficiamento do caranguejo-uçá (Ucides cordatus).Nesse cenário, o presente trabalho tem como objetivos descrever o perfil dos atores envolvidos na produção do caranguejo in natura e no seu beneficiamento informal (via atravessadores) ou formal (via empresas locais), incluindo o uso desses resíduos para a produção de farinha e a avaliação da sua qualidade. Das 70 entrevistas realizadas, os resultados revelaram que os pescadores, mas não os catadores de caranguejo-uçá da Vila do Treme em Bragança-PA, possuem renda inferior a um salário mínimo, e ambos possuem baixa escolaridade. A análise desse material mostrou que os parâmetros mineralógicos são superiores aos teores já registrados para a farinha obtida do caranguejo morto ou após a extração da carne do caranguejo. O aproveitamento dos resíduos sólidos do caranguejo-uçá, através da produção da farinha, mostrou-se como um produto viável e de fácil reprodução em meio às comunidades pesqueiras, indicando sua relevância na redução do impacto ambiental e seu potencial para aplicações comerciais, além de promover a geração de renda alternativa para essas comunidades tradicionais envolvidas na cadeia produtiva do caranguejo-uçá, como é o caso da vila do Treme, em Bragança-PA.

Biografia do autor

Michel Salin Guterres Ribeiro

Mestre em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - Bragança, PA - Brasil. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) - Bragança, PA - Brasil.

Marcus Emanuel Barroncas Fernandes

Doutor em Biologia pela Universidade de York, York - Inglaterra. Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Câmpus de Bragança – Bragança, PA - Brasil.

Downloads

Publicado

13/11/2018

Como citar

Ribeiro, M. S. G., & Fernandes, M. E. B. (2018). Aproveitamento de resíduos sólidos do caranguejo-uçá: alternativa de renda e uso sustentável. Inclusão Social, 12(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4399