Água da chuva para consumo humano: estudo de caso na Amazônia Oriental

Autores

  • Vania Neu
  • Victor Martins Guedes
  • Maria Gabriella da Silva Araújo
  • Leandro Frederico Ferraz Meyer
  • Ian Rodrigues Brito
  • Lucas Mota Batista

Palavras-chave:

Água potável, Qualidade de vida, Tecnologia social

Resumo

O acesso à água potável é um direito fundamental, mas grande parcela da população mundial não tem oferta suficiente ou mesmo sofre com carência absoluta desse bem. O trabalho apresenta uma tecnologia social para aproveitamento da água da chuva no estuário Guajarino, Estado do Pará, discute o dimensionamento dos sistemas e a qualidade da água para fins potáveis. A oferta de água foi estimada com base nos dados históricos de precipitação obtidos da base do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O dimensionamento dos sistemas foi realizado com base nos dados de precipitação, tamanhos das famílias e usos alternativos da água com o auxílio do software Netuno 4. A qualidade da água foi avaliada por meio de análises físico-químicas, in situ. As simulações indicam que os sistemas podem ser dimensionados para prover água suficiente ao longo de todo o ano. Para os sistemas implantados, com reservatórios de 1.000 litros, a oferta de água atende à demanda em 318 dias do ano (87,33%). As análises de qualidade indicaram que a acidez é ligeiramente acima dos níveis recomendados, porém muito abaixo daqueles encontrados nas águas minerais comercializadas em Belém. A ausência de coliformes (fecais e totais) depende fortemente dos cuidados de manutenção dos sistemas. A tecnologia aqui apresentada tem baixo custo de adoção e mostrou-se eficaz e replicável para comunidades rurais da Amazônia.

Biografia do autor

Vania Neu

Doutora em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP) -SP - Brasil. Professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Belém, PA - Brasil.

Victor Martins Guedes

Mestrando em Recursos Naturais pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) - Brasil. Graduação em Engenharia Ambiental e de Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) – Brasil.

Maria Gabriella da Silva Araújo

Mestranda em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil. Graduação em Engenheira Ambiental e de Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Brasil.

Leandro Frederico Ferraz Meyer

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - MG - Brasil. Professor e pesquisador da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Brasil.

Ian Rodrigues Brito

Graduando em Engenharia Ambiental e de Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Brasil.

Lucas Mota Batista

Graduando em Engenharia Ambiental e de Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Brasil.

Downloads

Publicado

13/11/2018

Como citar

Neu, V., Guedes, V. M., Araújo, M. G. da S., Meyer, L. F. F., Brito, I. R., & Batista, L. M. (2018). Água da chuva para consumo humano: estudo de caso na Amazônia Oriental. Inclusão Social, 12(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4403