A tecnologia produtiva do pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke) como aliada ao desenvolvimento sustentável da região amazônica

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Linalol, Óleo essencial

Resumo

Apesar de ser considerada como o mais rico reservatório de diversidade biológica do planeta, a Amazônia tem sofrido constantes incursões estrangeiras e bioprospecção ilegal. Podemos observar ainda, nesta região, franco processo de desmatamento, ameaçando número inestimável de espécies à extinção. Dentre as principais espécies ameaçadas de extinção está o pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke) (DUCKE,1938), e algumas espécies relacionadas. O óleo essencial de pau-rosa é alvo de grande interesse das indústrias de cosméticos e farmacêuticas, utilizado em formulações de perfumes finos e por suas atividades terapêuticas. Devido à exploração desordenada, as populações naturais de pau-rosa foram praticamente dizimadas, existindo pequeno número de indivíduos remanescentes em reservas florestais, com consequente enfraquecimento de atividade econômica importante para a região. Entre as principais limitações para o desenvolvimento de tecnologia produtiva de pau-rosa, podemos citar a escassez de informações sobre a variabilidade natural da espécie e a dificuldade para a produção de mudas. O projeto visa estudar a variabilidade genética e química remanescente da espécie, a montagem de uma coleção representativa da espécie, a seleção de progênies superiores quanto ao teor e qualidade de óleo essencial, o desenvolvimento de uma tecnologia eficiente para a produção de mudas em larga escala, e a articulação para a aplicação das tecnologias geradas aos segmentos produtivos do óleo essencial de pau-rosa. Este é um projeto inovador para espécies nativas da Amazônia, de importância estratégica, ecológica, social e econômica.

Biografia do autor

Luis Antônio Serrão Contim, Universidade Federal de Goiás - UFG

Pós-Doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) - Brasil. Doutor em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Viçosa, MG - Brasil. Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Jataí, GO - Brasil.

Luciana Silva Rocha Contim

Mestre em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Manaus, AM - Brasil. Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Jataí, GO - Brasil.

Downloads

Publicado

13/11/2018

Como citar

Contim, L. A. S., & Contim, L. S. R. (2018). A tecnologia produtiva do pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke) como aliada ao desenvolvimento sustentável da região amazônica. Inclusão Social, 12(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4404