Geração de eletricidade em comunidades isoladas a partir de resíduos de biomassa: uma opção para a região amazônica

Autores

  • Suani Teixeira Coelho
  • Vanessa Pecora Garcilasso

Palavras-chave:

Acesso à energia, Sistemas isolados, Resíduos de biomassa, Gaseificação de biomassa

Resumo

A Região Norte apresenta significativas dificuldades em termos de acesso à energia nas suas várias comunidades, que ainda dependem basicamente de geradores diesel. Além dos problemas de operação e manutenção, há o elevado custo desse combustível, que deve ser transportado por barco. O projeto GASEIFAMAZ teve como objetivo testar uma tecnologia de aproveitamento energético dos resíduos locais de biomassa, contribuindo para o acesso à energia e também para o meio ambiente, evitando o descarte inadequado desses resíduos, como ainda ocorre com frequência. Importou-se um sistema de gaseificação de biomassa (20 kW)fabricado pelo Indian Institute of Technology (Bangalore, Índia), com longa experiência nesta tecnologia. O sistema de gaseificação foi testado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT-SP) e adaptado para ser alimentado com cascas de cupuaçu geradas a partir da extração da polpa, na comunidade. Avaliaram-se as condições de operação desse sistema e simplificou-se o procedimento, adaptando-o às condições brasileiras. O sistema foi transferido para a comunidade, para a geração de energia elétrica, e um programa de capacitação foi desenvolvido, a fim de permitir a operação e manutenção pela população local. Em 2005, o projeto GASEIFAMAZ recebeu o Primeiro Prêmio Samuel Benchimol na Categoria Ambiental.

Biografia do autor

Suani Teixeira Coelho

Doutora em Energia pela Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGE) da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia da Universidade de São Paulo (USP)/ Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)/ Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – SP - Brasil.

Vanessa Pecora Garcilasso

Pós-Doutorado pelo Instituto de Energia e Ambiente (IEE) - Brasil. Doutora em Ciências com ênfase em Energia pela Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Bioenergia do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (GBIO/IEE/USP) - Brasil.

Downloads

Publicado

13/11/2018

Como citar

Coelho, S. T., & Garcilasso, V. P. (2018). Geração de eletricidade em comunidades isoladas a partir de resíduos de biomassa: uma opção para a região amazônica. Inclusão Social, 12(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4405