Turbina hidrocinética para comunidades isoladas na Amazônia: aperfeiçoamento e adequação do uso do produto

Autores

  • Cândido Justino de Melo Neto

Palavras-chave:

Amazônia. Hidrocinética. Turbina. Geração de energia

Resumo

A Amazônia tem necessidade de expandir seu parque energético, porém os impactos ambientais causados pela construção de grandes usinas hidrelétricas são uma preocupação, sendo os mais conhecidos a inundação de florestas e o deslocamento de populações. Além disso, muitas comunidades não são beneficiadas com a energia vinda das usinas hidrelétricas localizadas na região devido à inexistência de subestações. É comum observar redes de transmissão cortarem cidades que são totalmente dependentes de geradores movidos a diesel. Sabendo-se que a Amazônia é rica em fontes naturais de energia é imprescindível reconhecer o valor desses recursos naturais para a criação de mecanismos de produção de energia. Ela é denominada pelos cientistas “oceano verde”, devido ao processo de formação de nuvens ser similar àquele que acontece sobre os oceanos. Na Amazônia existe um número abundante de cursos de água, que possuem correntezas ou corredeiras que podem ser aproveitadas para a geração de energia utilizando a energia cinética das correntezas dos rios. A partir desse fator, a Universidade Federal do Maranhão resolveu criar um projeto de aprimoramento dos produtos já existentes relacionados com a geração de energia através das correntes dos rios. Esse projeto visa sanar algumas deficiências apresentadas pelos modelos atuais (como por exemplo, os obstáculos impostos pela natureza dos rios, detritos, peixes e outros animais que fazem parte da vida marinha) e também possibilitar a criação de um modelo de fácil instalação em comunidades isoladas de difícil acesso da Amazônia e em todo Brasil, no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas que ali se encontram.

Biografia do autor

Cândido Justino de Melo Neto

Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - CE - Brasil. Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - MA - Brasil.

Downloads

Publicado

13/11/2018

Como citar

Melo Neto, C. J. de. (2018). Turbina hidrocinética para comunidades isoladas na Amazônia: aperfeiçoamento e adequação do uso do produto. Inclusão Social, 12(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4456