A Escola do Trabalhador: e-learning aplicado em política pública de empregabilidade

Autores

  • Bruno Lara de Castro Manso
  • Neuza Meller Maia
  • Raíssa Santos Ferreira
  • Franquisnei Lopes da Costa

Palavras-chave:

Educação, E-learning, Emprego, Escola do Trabalhador, Inclusão Social

Resumo

O artigo apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa sobre a coesão de esforços políticos e acadêmicos na construção de instrumentos capazes de combater um dos principais problemas do Brasil, o desemprego. Atualmente, há cerca de 12 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. A Escola do Trabalhador é uma plataforma de cursos on-line oferecidos a pessoas que estejam nessa condição, ou mesmo aquelas com ocupação profissional que objetivam reforçar a própria qualificação. É um recurso encontrado pelo então Ministério do Trabalho e Emprego e pela Universidade de Brasília, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), para amenizar e reverter o processo de exclusão social. Para atrair interessados, fidelizar os públicos e aumentar a dimensão de atuação do portal, professores e técnicos buscam implementar linguagens de fácil assimilação, interface intuitiva e recursos interativos que contribuam para a configuração do aprendizado que vem sendo constituído na sociedade contemporânea. Identifica-se o conceito de e-learning como uma possibilidade de categorizar a filosofia e as práticas educacionais dos cursos da Escola do Trabalhador. No portal, são empregados conceitos e técnicas multimídias proporcionados pelo desenvolvimento de campos da ciência da computação, da comunicação, da educação e da ciência da informação, entre outras áreas.

Biografia do autor

Bruno Lara de Castro Manso

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Coordenador de produção jornalística da UnBTV. Jornalista da UnBTV - Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Neuza Meller Maia

Especialista em Comunicação e Mídia pela Universidade Paulista (Unip) - Brasília, DF - Brasil. Diretora do Centro de Produção Cultural e Educativa (CPCE) da UnBTV – Brasília, DF - Brasil. Diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) - Brasil. 

Raíssa Santos Ferreira

Especialista em Comunicação e Mídia pela pela Universidade Paulista (Unip) - Brasília-DF - Brasil. Publicitária da UnBTV - Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Franquisnei Lopes da Costa

Graduação em Letras - Espanhol pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Coordenador de Projetos da UnBTV - Universidade de Brasília (UnB) - Brasil.

Publicado

04/06/2019

Como citar

Manso, B. L. de C., Maia, N. M., Ferreira, R. S., & Costa, F. L. da. (2019). A Escola do Trabalhador: e-learning aplicado em política pública de empregabilidade. Inclusão Social, 12(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4663