O impacto da arquitetura da informação na melhoria do acesso a conteúdos técnicos: o caso do programa Qualifica Brasil

Autores

  • Tiago Emmanuel Nunes Braga Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia http://orcid.org/0000-0001-6332-7965
  • Cecília Leite Oliveira
  • Lucas Pereira Guedes
  • Mariela Norma Muruga
  • Francisco Eliezer Pereira da Rocha

Palavras-chave:

Arquitetura da informação, Qualifica Brasil, EAD, Portal

Resumo

A qualificação profissional para demandantes do seguro-desemprego é exigência da legislação brasileira. O então Ministério do Trabalho buscou, em parceria com a UnB e o Ibict, viabilizar a qualificação dos profissionais em situação de desemprego por meio da educação a distância (EAD). Um dos desafios do projeto foi compreender como o ambiente virtual poderia influenciar na concretização de matrículas. Assim, chegou-se ao problema desta pesquisa: como a arquitetura da informação pode impactar positivamente a experiência dos usuários na busca por cursos técnicos? Por arquitetura da informação, entende-se a organização e a disponibilização dos conteúdos informacionais no ambiente analisado. O objetivo foi identificar o impacto da arquitetura da informação na experiência dos usuários de cursos EAD do portal Escola do Trabalhador, ligado ao projeto QualificaBrasil. Para responder tal questão, foram analisadas as interações dos usuários com o portal entre os anos de 2017 e 2018 a partir do Google Analytics. Com base nos resultados, fez-se experimentação de nova arquitetura de informação com posterior coleta e análise de dados relativas às interações dos usuários no portal. Como resultados, observou-se que as mudanças implementadas possibilitaram crescimento do percentual dos cadastros realizados, se comparados aos três meses anteriores à mudança. Pode-se observar também que a maneira como os usuários acessaram os links disponibilizados no portal foi mais objetiva e direta. Ao final do estudo concluiu-se que a arquitetura da informação possui papel fundamental na interação do usuário com ambientes web, sendo possível remodelar a experiência do usuário a partir do redesenho da arquitetura do portal.

Biografia do autor

Cecília Leite Oliveira

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) - Brasília, DF - Brasil.

Lucas Pereira Guedes

Mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Campinas, SP - Brasil. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) - Brasília, DF - Brasil.

Mariela Norma Muruga

Mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) - Brasília, DF - Brasil.

Francisco Eliezer Pereira da Rocha

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) - Brasília, DF - Brasil.

Publicado

04/06/2019

Como citar

Braga, T. E. N., Oliveira, C. L., Guedes, L. P., Muruga, M. N., & Rocha, F. E. P. da. (2019). O impacto da arquitetura da informação na melhoria do acesso a conteúdos técnicos: o caso do programa Qualifica Brasil. Inclusão Social, 12(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4664