Estudo comparativo da abrangência geográfica dos mecanismos de qualificação profissional no Brasil

Autores

  • César Augusto Tibúrcio Silva
  • Ludmila de Melo Souza

Palavras-chave:

Qualificação profissional, Contratualização, Convênios, Escola do trabalhador

Resumo

A literatura da contratualização de serviços sociais defende que esse instrumento aumenta a capilaridade da oferta de serviços públicos. Pesquisas empíricas recentes apontaram para a necessidade de ampliar os canais de oferta de qualificação. Como alternativa à crescente demanda de qualificação profissional do país, surge a Escola do Trabalhador, que oferta cursos on-line, gratuitos e não concorrentes. O objetivo da pesquisa é comparar a abrangência geográfica dos cursos de qualificação oferecidos pela Escola do Trabalhador em relação aos ofertados pelos instrumentos de contratualização firmados pela Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE) entre 2008 e 2012. Foram coletados os dados referentes aos municípios onde foram qualificados ou não trabalhadores por uma das alternativas. Para elaboração dos resultados, foram aplicadas estatísticas. O alcance geográfico da Escola do Trabalhador é superior ao da política de qualificação por contratualização. O IDH médio dos municípios alcançados pela Escola do Trabalhador é inferior àquele abrangido pelos convênios da SPPE. Os resultados das regressões mostram que o IDH e o número de vínculos (ou população) são fatores que explicam a presença das duas alternativas para a mesma política pública. Para os cursos realizados na Escola do Trabalhador, os resultados obtidos evidenciaram que o número de cursos por habitantes é afetado pelo IDH, pela população, pela densidade e vínculos formais de emprego. Um teste adicional mostrou que a velocidade da Internet do município não afeta a quantidade de trabalhadores qualificados.

Biografia do autor

César Augusto Tibúrcio Silva

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP - Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - RN - Brasil.

Ludmila de Melo Souza

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil. Professora da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Publicado

04/06/2019

Como citar

Silva, C. A. T., & Souza, L. de M. (2019). Estudo comparativo da abrangência geográfica dos mecanismos de qualificação profissional no Brasil. Inclusão Social, 12(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4666

Edição

Seção

Metodologias para monitoramento e construção de indicadores sobre mercado de trabalho, emprego e desemprego no Brasil