A participação da UnBTV na produção de vídeos como estratégia de potencialização da educação a distância

Autores

  • Bruno Lara de Castro Manso
  • Ig Uractan Freitas Carvalho
  • João Paulo Biage
  • Maurício Neves Cordeiro da Silva
  • Rodrigo Gomes do Carmo Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Educação, Escola do Trabalhador, Vídeo, Audiovisual, UnBTV

Resumo

O artigo descreve a participação da UnBTV na produção de vídeos e de animações para a plataforma de cursos gratuitos on-line desenvolvida pelo então Ministério do Trabalho e Emprego e pela Universidade de Brasília, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia (Ibict). O texto expõe as motivações, os conceitos e linguagens empregados na formulação de instrumentos audiovisuais capazes de contribuir diretamente para o modelo de educação a distância do projeto, cujo objetivo é superar um dos principais problemas sociais e estruturais do Brasil, o desemprego. O vídeo como recurso de ensino e aprendizagem tem sido percebido por organizações em geral da área, pois lida de maneira peculiar com a memória, os processos cognitivos e a produção de estímulos cerebrais. Cada vez mais empregado como oportunidade pedagógica, o vídeo é competente para explorar variados estímulos sensoriais, tendo o valor de captar a atenção dos alunos, inclusive por explorar aspectos lúdicos para melhor aproveitamento dos cursos. Para isso, um conjunto multidisciplinar de profissionais da UnBTV participar do projeto. A composição multifacetada da equipe contribuiu para pensar e realizar produções com conceitos, técnicas e estratégias afinadas com as propostas das lições elaboradas pelos professores.

Biografia do autor

Bruno Lara de Castro Manso

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Coordenador de produção jornalística da UnBTV. Jornalista da UnBTV - Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Ig Uractan Freitas Carvalho

Especialista em Comunicação e Mídia pela Universidade Paulista (Unip) - Brasília, DF - Brasil. Produtor audiovisual da UnBTV - Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

João Paulo Biage

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília (UCB) - Brasília, DF - Brasil. Jornalista da UnBTV - Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Maurício Neves Cordeiro da Silva

Graduado em Comunicação Social - habilitação: Cinema pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. É técnico audiovisual da UnBTV - Universidade de Brasília.

Rodrigo Gomes do Carmo, Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Fotografia com MBC em Comunicação e Mídia pela Universidade Paulista (UNIP) - Brasil. Fotógrafo atuante na produção de conteúdo audiovisual no Centro de Produção Cultural Educativa (CPCE) / UnBTV da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Publicado

04/06/2019

Como citar

Manso, B. L. de C., Carvalho, I. U. F., Biage, J. P., Silva, M. N. C. da, & Carmo, R. G. do. (2019). A participação da UnBTV na produção de vídeos como estratégia de potencialização da educação a distância. Inclusão Social, 12(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4669