Produção de indicadores de empregabilidade com base em técnicas de mineração de Big Data e Business Intelligence

Autores

  • Daniel Alves da Silva
  • Paulo Lima Machado
  • Vinícius Coutinho Guimarães Coelho
  • Renata Visoná Barbosa
  • Fábio Lúcio Lopes de Mendonça
  • Dário Pereira dos Santos
  • Rafael Timóteo de Sousa Júnior

Palavras-chave:

Empregabilidade, Políticas públicas, Tecnologia, Business intelligence

Resumo

O atual cenário da empregabilidade no Brasil é frequentemente evidenciado na mídia nacional, devido a sua relevância como indicador de desenvolvimento econômico e social. Nesse contexto, diversas ações governamentais têm sido propostas a fim de viabilizar a redução do índice de desemprego e a otimização do mercado de trabalho. A utilização de tecnologias para análise de grandes massas de dados é uma realidade inegável e atualmente é aplicada a quase todas as atividades. Assim, a disponibilização de dados para a formulação de cenários que possibilitem a geração de informações, visando auxiliar a tomada de decisões, mostra-se como uma ferramenta de grande valia. O principal objetivo deste trabalho é apresentar como o cruzamento das bases de dados que caracterizam o mercado de trabalho podem gerar informações pertinentes para formação de políticas públicas e sociais. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter experimental e exploratório, utilizando a prototipação de um sistema para validação do cenário. As bases de dados utilizadas para o cruzamento de informações são compostas pela Relação Anual de Informações Sociais e pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Como resultado, foi observado que os indicadores e o mapeamento do mercado de trabalho possibilitam o entendimento e identificação das atividades e ocupações laborais, conforme métricas específicas para o planejamento e implementação de políticas públicas e sociais. Foi possível concluir que as técnicas utilizadas são eficientes para a geração de informações acessíveis aos gestores, empresários e cidadãos, viabilizando a formação de políticas com maior efetividade.

Biografia do autor

Daniel Alves da Silva

Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) - DF – Brasil. Pesquisador do Laboratório de Tecnologia da Tomada de Decisão LATITUDE, vinculado a Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) - DF - Brasil.

Paulo Lima Machado

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Pesquisador do Laboratório de Tecnologia da Tomada de Decisão LATITUDE, vinculado a Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) - DF - Brasil.

Professor do Instituto de Educação Superior do Brasília (IESB) - Brasília, DF - Brasil.

Vinícius Coutinho Guimarães Coelho

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF -Brasil. Pesquisador do Laboratório de Tecnologia da Tomada de Decisão LATITUDE, vinculado a Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) - DF - Brasil.

Renata Visoná Barbosa

Graduanda em Engenharia de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Pesquisadora do Laboratório de Tecnologia da Tomada de Decisão LATITUDE, vinculado a Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) - DF - Brasil.

Fábio Lúcio Lopes de Mendonça

Doutorando em Engenharia Elétrica, Redes e Telecomunicações pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) - DF – Brasil. Pesquisador do Laboratório de Tecnologia da Tomada de Decisão LATITUDE, vinculado a Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) - DF - Brasil.

Dário Pereira dos Santos

Mestrando em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF - Brasil. Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Anhanguera - Brasília, DF – Brasil. Pesquisador do Laboratório de Tecnologia da Tomada de Decisão LATITUDE, vinculado a Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) - DF - Brasil.

Rafael Timóteo de Sousa Júnior

Pós-Doutorado pela Ecole Supérieure D'electricité Supelec (SUPELEC) - França. Doutor em Processamento de Sinais e Telecomunicações pela Université de Rennes I Rennes (RENNES I) - França. Professor Pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Coordenador do Programa de Pós-graduação profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) e do Laboratório de Tecnologia da Tomada de Decisão LATITUDE, vinculado a Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) - DF - Brasil.

Publicado

04/06/2019

Como citar

Silva, D. A. da, Machado, P. L., Coelho, V. C. G., Barbosa, R. V., Mendonça, F. L. L. de, Santos, D. P. dos, & Sousa Júnior, R. T. de. (2019). Produção de indicadores de empregabilidade com base em técnicas de mineração de Big Data e Business Intelligence. Inclusão Social, 12(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4670

Edição

Seção

Metodologias para monitoramento e construção de indicadores sobre mercado de trabalho, emprego e desemprego no Brasil

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)