Mapeamento das demandas por qualificação profissional:um instrumento para indicação de novos cursos para a Escola do Trabalhador

Autores

  • Danilo Nolasco Cortes Marinho
  • Antonio Carlos Ferreira de Souza Leal
  • José Angelo Belloni
  • Claudete Ruas
  • Luiz Honorato da Silva Junior

Palavras-chave:

Escola do Trabalhador, Demanda por qualificação profissional, CBO, RAIS, CAGED

Resumo

Para mapear o movimento do mercado de trabalho formal brasileiro em relação às ocupações foi utilizada a CBO e as bases de dados do CAGED e da RAIS. Nesse sentido pode-se verificar o movimento de cada ocupação e perscrutar tendências baseadas em informações quantitativas. As dimensões consideradas para a identificação das ocupações selecionadas para qualificação foram: ocupações com maior estoque e saldo de trabalhadores e ocupações com maior crescimento do estoque de trabalhadores e da remuneração.As dimensões escolhidas apresentam características de volume ou de tendências e foram fixadas após aplicação de Análise de Componentes Principais que demonstrou sua representatividade para o objetivo desejado.Os resultados indicaram a predominância de ocupações na área de serviços como limpeza e conservação, atividades administrativas, vigilantes e porteiros e também destacam as áreas de saúde,do comércio e, na indústria, a ocupação alimentador de linha de produção.

Biografia do autor

Danilo Nolasco Cortes Marinho

Pós-Doutorado pela Universiteit van Amsterdam (UvA) - Holanda. Pós-Doutorado pela
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Campinas, SP - Brasil.  Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Antonio Carlos Ferreira de Souza Leal

Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Assistente de Direção do Centro de Pesquisas de Opinião Pública da Universidade de Brasília  (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

José Angelo Belloni

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Claudete Ruas

Mestre em Estatística e Métodos Quantitativos pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professora da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Luiz Honorato da Silva Junior

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife, PE - Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Publicado

04/06/2019

Como citar

Marinho, D. N. C., Leal, A. C. F. de S., Belloni, J. A., Ruas, C., & Silva Junior, L. H. da. (2019). Mapeamento das demandas por qualificação profissional:um instrumento para indicação de novos cursos para a Escola do Trabalhador. Inclusão Social, 12(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4671

Edição

Seção

Metodologias para monitoramento e construção de indicadores sobre mercado de trabalho, emprego e desemprego no Brasil