Trajetória e tendências do emprego formal no Brasil segundo os grandes setores da economia e as Unidades da Federação

Autores

  • Danilo Nolasco Cortes Marinho
  • Antonio Carlos Ferreira de Souza Leal
  • José Angelo Belloni
  • Claudete Ruas
  • Luiz Honorato da Silva Junior

Palavras-chave:

Escola do Trabalhador, Trajetória do Emprego Formal, Tendências do Emprego Formal, Setores Econômicos, CAGED

Resumo

Este trabalho propõe a inclusão na Plataforma da Escola do Trabalhador de um instrumento de consulta rápida e intuitiva sobre a dinâmica do trabalho nos grandes setores da economia para cada Unidade da Federação e para o Brasil. Analisando a evolução do número de trabalhadores admitidos e desligados registrados no CAGED, no período de junho de 2017 a junho de 2018, se verifica que o estoque de emprego no Brasil vem se recuperando lentamente. No total o emprego formal cresceu 0,6% no período considerado, com um saldo positivo em torno de 290 mil novos postos de trabalho.Do ponto de vista dos setores da economia os Serviços apresentaram o melhor resultado sendo responsável pela geração de 248.606 novas vagas, enquanto a Construção Civil apresentou a maior redução no estoque de trabalhadores.

Biografia do autor

Danilo Nolasco Cortes Marinho

Pós-Doutorado pela Universiteit van Amsterdam (UvA) - Holanda. Pós-Doutorado pela
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Campinas, SP - Brasil.  Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Antonio Carlos Ferreira de Souza Leal

Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Assistente de Direção do Centro de Pesquisas de Opinião Pública da Universidade de Brasília  (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

José Angelo Belloni

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Claudete Ruas

Mestre em Estatística e Métodos Quantitativos pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professora da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Luiz Honorato da Silva Junior

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife, PE - Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

 

Publicado

04/06/2019

Como citar

Marinho, D. N. C., Leal, A. C. F. de S., Belloni, J. A., Ruas, C., & Silva Junior, L. H. da. (2019). Trajetória e tendências do emprego formal no Brasil segundo os grandes setores da economia e as Unidades da Federação. Inclusão Social, 12(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4673

Edição

Seção

Metodologias para monitoramento e construção de indicadores sobre mercado de trabalho, emprego e desemprego no Brasil