A biblioteca e o interesse público

Autores

  • Eugênio Bucci Empresa Brasileira de Comunicação S.A., Radiobrás. secretarias@radiobras.gov.br
  • Luma Pereira de Almeida
  • Carolina Alves da Silva
  • Jéssica Chimatti
  • Mirella Del Mazza
  • Rodrigo Akio Siqueira
  • Aila Renata Okada Goulart

Palavras-chave:

Biblioteca, Informação, Iluminismo, Democracia, Lei de Acesso à Informação, Comissão Nacional da Verdade

Resumo

O artigo apresenta dois trabalhos de alunos e alunas de graduação, formulados em grupo, na disciplina Biblioteca, Informação e Sociedade (CBD0185), em duas turmas (períodos matutino e noturno) do curso de Biblioteconomia, do Departamento de Informação e Cultura (CBD) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). No ponto a que se referem os dois trabalhos, a classe é convidada a refletir sobre a transição da biblioteca secreta — aquela que pertencia a mosteiros ou divisões fechadas da Igreja Católica ou aos soberanos de estados absolutistas — na direção da biblioteca pública, aberta a todos, de conteúdo universal. Em que essa transição se relaciona com os ideais iluministas de liberalismo que convergiriam para a democracia? O que essa transição nos ensina sobre interesse público e sobre a gestão do conhecimento em sociedades livres? Qual a relação entre as bibliotecas e uma sociedade que caminha para a transparência e a verdade factual, com a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Comissão Nacional da Verdade? Para empreender a reflexão, os alunos e alunas são convidados a ler o livro de SUAIDEN e LEITE, Cultura da informação: os valores na construção do conhecimento (2016), entre outras obras. Por seus méritos acadêmicos, os dois trabalhos são aqui publicados na íntegra (foram poucas as correções por motivo de clareza ou de padrão), com o propósito de ser úteis à comunidade da Ciência da Informação e dos profissionais envolvidos com a rotina das bibliotecas públicas.

Biografia do autor

Eugênio Bucci, Empresa Brasileira de Comunicação S.A., Radiobrás. secretarias@radiobras.gov.br

Livre-docência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) - Brasil. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Professor da Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP – Brasil.

Luma Pereira de Almeida

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Estagiária do Huck, Otranto e Camargo Advogados Associados (LHOC) - Brasil.

Mirella Del Mazza

Graduada em Letras – Português pela Universidade de São Paulo (USP) - Brasil. Graduanda em Biblioteconomia. Universidade de São Paulo (USP) - Brasil.

Rodrigo Akio Siqueira

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP) - Brasil.

Aila Renata Okada Goulart

Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) - Brasil. Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP) - Brasil.

Downloads

Publicado

07/01/2020

Como citar

Bucci, E., Almeida, L. P. de, Silva, C. A. da, Chimatti, J., Del Mazza, M., Siqueira, R. A., & Goulart, A. R. O. (2020). A biblioteca e o interesse público. Inclusão Social, 13(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/5050