A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e as Bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal

Autores

  • Clara Bessa da Costa
  • Judite Martins

Palavras-chave:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Biblioteca Parlamentar, Acesso à informação, Política de Desenvolvimento

Resumo

O artigo descreve ações adotadas pelas bibliotecas parlamentares do Senado Federal e da Câmara dos Deputados com foco na agenda 2030 e suas metas. Essas ações buscam demonstrar que as bibliotecas devem ver a si mesmas como agentes de mudança dentro do contexto em que atuam. Produtos e serviços podem ser desenvolvidos partindo de uma visão mais ampla, que contribua para o exercício da cidadania, para o letramento informacional e político dos cidadãos. Uma vez que o parlamento discute os mais diversos assuntos de interesse da sociedade, a ação desses profissionais especializados e qualificados imbuídos dos valores da Agenda 2030 servirá de ponte para alcançar o acesso pleno à informação, buscado em compromissos internacionais como a Declaração de Lyon sobre o Acesso à Informação e o Desenvolvimento.

Biografia do autor

Clara Bessa da Costa

Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasil.  Analista Legislativo do Senado Federal - Serviço de Biblioteca Digital (Senado Federal) - Brasília, DF – Brasil.

Judite Martins

Especialização em Linguística pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) - Brasil. Analista Legislativo da Câmara dos Deputados (Câmara Federal) - Brasília, DF – Brasil.

Downloads

Publicado

07/01/2020

Como citar

Costa, C. B. da, & Martins, J. (2020). A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e as Bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Inclusão Social, 13(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/5051