Aculturação e saúde psicológica nas mulheres marroquinas em Espanha: A assimilação é a melhor estratégia

Autores

  • Karima El ghoudani University Hassan 1
  • Esther Lopez- Zafra Universidad de Jaén Andalucía

Resumo

A comunidade marroquina na Espanha é a segunda maior da Europa, mas a aculturação de mulheres imigrantes marroquinas raramente foi abordada. O objetivo deste estudo é verificar a relação entre as estratégias de aculturação desenvolvidas por esse grupo e sua saúde psicológica (ansiedade e neuroticismo), levando em consideração a possível interferência de outra variável emocional: a autoestima. Para a realização deste estudo, contamos com a participação de cento e vinte e nove mulheres nascidas no Marrocos (idade M = 29; DP = 9,40), com pais marroquinos e imigrantes na Espanha (M = 6 anos, DP = 3,60), que completaram um questionário composto pelas variáveis de interesse. Nossos resultados mostram uma relação entre aculturação, estabilidade emocional e ansiedade, e que essa relação é mediada pela autoestima. Em resumo, observamos que as mulheres que valorizam e mantêm em maior medida sua cultura de origem desenvolvem níveis mais altos de auto-estima, o que, por sua vez, faz com que experimentem maior estabilidade emocional e menos ansiedade. Isso implica que marginalização e assimilação são as duas estratégias associadas a maior ansiedade e neuroticismo, enquanto integração e isolamento favorecem uma melhor saúde psicológica.

Biografia do autor

Esther Lopez- Zafra, Universidad de Jaén Andalucía

Catedrática de Psicología Social. Departamento de Psicología, Universidad de Jaén, España.
Responsable del Grupo de investigación PAIDI HUM 651 - Análisis psicosocial del comportamiento ante la nueva realidad social, de la Junta de Andalucía en la Universidad de Jaén.
Miembro-Fundador y Secretaria de la Sociedad Científica Española de Psicología Social (SCEPS).
ID ORCID: 0000-0003-4722-7467

Publicado

13/01/2021

Como citar

El ghoudani, K., & Lopez- Zafra, E. (2021). Aculturação e saúde psicológica nas mulheres marroquinas em Espanha: A assimilação é a melhor estratégia. Inclusão Social, 13(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/5510