Resultados preliminares de una intervención grupal con padres y madres de menores en situación de vulnerabilidad o riesgo leve de desprotección: Mejorando el estrés parental, la autoestima y la alexitimia

Autores

  • Miriam Gallarin
  • Jaume Galvany Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea UPV/EHU, Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa, España
  • Bárbara Torres-Gómez Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea UPV/EHU, Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa, España
  • Itziar Alonso-Arbiol Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea UPV/EHU, Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa, España

Resumo

As práticas parentais são especialmente importantes para o desenvolvimento psicológico saudável de crianças e adolescentes. No entanto, alguns pais experimentam uma série de fatores de condicionamento familiar e social que são fontes de stress adicional, tornando assim a função parental mais difícil. A presença de várias destas situações adversas, juntamente com características individuais tais como um baixo nível de educação, baixa auto-estima, stress parental e alexitmia, pode dar origem a padrões educacionais de risco; isto constitui a base do que são conhecidos como famílias em risco psicossocial. As intervenções de grupo com os pais oferecem benefícios em aspectos tais como apoio social, aprendizagem interpessoal, menos estigmatização, e maior efetividade. O objetivo deste estudo é apresentar as características e resultados preliminares de uma intervenção piloto preventiva realizada no município de Pasaia (população basca, na Espanha) com pais cujos filhos se encontram numa situação de vulnerabilidade ou de ligeiro risco de desproteção. Dez mães e dois pais entre 24 e 54 anos de idade participaram no programa (M = 42,17; DT = 8,21). Foram tomadas medidas pré e pós-tratamento das variáveis de auto-estima, stress parental e alexitmia. Após 9 meses de intervenção, os resultados obtidos a partir de análises não paramétricas indicam melhorias significativas em todas as variáveis avaliadas. Concluímos que é conveniente continuar a trabalhar nesta mesma linha, incluindo melhorias metodológicas como um maior número de famílias em risco, a incorporação de um grupo de controle na lista de espera e a introdução de modificações técnicas (como alguma sessão em conjunto com as crianças).

Biografia do autor

Jaume Galvany, Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea UPV/EHU, Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa, España

Licenciado en Psicología por la Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea UPV/EHU, Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa, España.
Doctorando en la Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea UPV/EHU, Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa, España.
Psicoterapeuta familiar y técnico protección infantil, Ayuntamiento de Pasaia, Gipuzkoa, España.

Bárbara Torres-Gómez, Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea UPV/EHU, Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa, España

Doctora en Psicología por la Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea UPV/EHU, Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa, España.
Profesora de la Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea UPV/EHU, Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa, España.
ID ORCID: 0000-0003-3430-1090

Itziar Alonso-Arbiol, Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea UPV/EHU, Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa, España

Doctora en Psicología por la Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea UPV/EHU, Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa, España.
Profesora de la Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea UPV/EHU, Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa, España.

Publicado

13/01/2021

Como citar

Gallarin, M., Galvany, J., Torres-Gómez, B., & Alonso-Arbiol, I. (2021). Resultados preliminares de una intervención grupal con padres y madres de menores en situación de vulnerabilidad o riesgo leve de desprotección: Mejorando el estrés parental, la autoestima y la alexitimia. Inclusão Social, 13(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/5522