Instrumentos informatizados institucionais para a identificação de necessidades educacionais de estudantes universitários

Autores

  • Leonardo Santos Amâncio Cabral
  • Bruno Carvalho dos Santos

Palavras-chave:

Ensino Superior, Acessibilidade, Inclusão, Questionário Institucional, Autodeclaração

Resumo

Na esfera das problematizações inerentes ao acesso, permanência e sucesso no ensino superior de pessoas que compõem o público-alvo da educação especial (PAEE), um dos grandes desafios está em identificar e atender às demandas educacionais dos estudantes universitários que,frequentemente, sequer declaram suas condições à instituição. O presente artigo vislumbrou apresentar elementos que tangenciam o desenvolvimento de procedimentos metodológicos e instrumentos específicos voltados à identificação processual e longitudinal das necessidades educacionais de estudantes universitários. No âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), a pesquisa foi realizada valendo-se de seis etapas desenvolvidas ao longo de dois anos (2015-2017): revisão bibliográfica; elaboração do instrumento piloto; validação semântica; tabulação dos dados e revalidação semântica; verificação do instrumento piloto; e desenvolvimento do instrumento informatizado via plataforma Access (Microsoft Office®). Como resultado,foi possível elaborar um instrumento institucional informatizado e acessível que identificasse, no ato da matrícula e rematrículas de todos os estudantes universitários, suas possíveis necessidades educacionais, concepções sobre barreiras e acessibilidade no âmbito de sua instituição. Compreende-se que, para além de identificar as necessidades e concepções de seus estudantes, o instrumento desenvolvido poderá sensibilizar a comunidade acadêmica sobre essa temática e possibilitará uma avaliação institucional continuada,contribuindo para identificação e superação de barreiras que possam impedir a construção de uma cultura universitária inclusiva. Em tempos de ações afirmativas, espera-se que instrumentos como esse auxiliem no processo de transcender a invisibilidade que o PAEE ainda enfrenta, quotidianamente, dentro e fora do contexto universitário brasileiro.

Biografia do autor

Leonardo Santos Amâncio Cabral

Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - São Carlos, SP - Brasil. Doutor em Culture, Disabilità, Inclusione: educazione e formazi pela Università degli studi di Roma Foro Italico (Uniroma ) - Itália, com período co-tutela em Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP - Brasil.Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP - Brasil.

Bruno Carvalho dos Santos

Graduando em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Dourados, MS - Brasil

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Publicado

02/03/2018

Como citar

Cabral, L. S. A., & Santos, B. C. dos. (2018). Instrumentos informatizados institucionais para a identificação de necessidades educacionais de estudantes universitários. Inclusão Social, 11(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4084