Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O foco da Revista Latino americana em Avaliação o Ciclo de Vida está orientado à divulgação de estudos originais sobre a América Latina e/ou de autores latino-americanos. Esses estudos devem promover a  Avaliação do Ciclod e Vida (ACV) e o Pensamento do Ciclo de vida (PCV) e trazer ao público interessado informações sobre os benefícios de se integrar os conceitos e práticas da ACV/PCV no cotidiano e nos planejamentos futuros.

A Revista abrange temas correlatos à ACV tais como:

  • Análise de Custo do Ciclo de Vida
  • Análise de Sustentabilidade;
  • Avaliação do Ciclo de Vida Organizacional
  • Avaliação do Ciclo de Vida Social
  • Bancos de Inventários do Ciclo de Vida
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Ecodesign
  • Ecoeficiência
  • Ecologia Industrial
  • Pegada de Carbono
  • Pegada Ecológica
  • Pegada Hídrica
  • Pensamento do Ciclo de Vida
  • Planejamento, Avaliação e Gestão do Ciclo de Vida
  • Produção + Limpa
  • Tecnologia para a ACV

 

Políticas de Seção

Editorial

Nesta seção serão publicados artigos de opinião, relatos diversos ou provocçaões de autoria dos editores da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

Seção que publicará trabalhos de pesquisa com até 16 páginas e estruturados com introdução (e revisão bibliográfica), objetivos, metodologia, resultados e discussão e conclusões.

Estes artigos devem trazer novidades nas áreas tema da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Seção composta de trabalhos que apresentem o panorama geral da produção científica em determinado tema. Estes devem estar amparados por uma extensa revisão bibliográfica que permita uma análise crítica do desenvolvimento do tema em questão.

O artigo deve ter no máximo 30 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Eventos

Seção que receberá textos descritivos sobre eventos técnico, científico e/ou político que abordam temas em sintonia com o escopo da revista.

Tais relatórios não devem exceder quatro páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Após a submissão e a análise dos requisitos básicos para submissão o artigo é encaminhado para revisão, essa análise será realizada pelo editor responsável pelo processo editorial de cada submissão. A revista possui um comitê científico composto por membros com notório saber para revisar artigos relacionados à ACV, além de avaliadores ad hoc. Estes são capacitados para verificar a relevância, a consistência e a clareza dos artigos.

A avaliação dos artigos é realizada “às cegas”, nem os revisores e nem os autores serão reconhecidos entre si. O artigo é revisado por dois ou mais especialistas no tema em questão. Se o artigo for aprovado por um revisor e rejeitado pelo outro, caberá ao editor responsável pela submissão decidir pela aprovação ou rejeição. Se o editor não se sentir à vontade para tomar tal decisão por qualquer motivo, ele poderá solicitar uma terceira revisão para desempatar o processo ou o voto de minerva de um membro do comitê científico.

Os artigos podem ser aprovados diretamente, aceitos com modificações ou rejeitados. No caso de rejeição, esta pode ser definida primeiramente pelo editor por meio da análise dos requisitos básicos e, apenas no caso da adequação ao formato, o artigo pode ser submetido novamente. A rejeição sugerida pelos avaliadores será baseada na análise do conteúdo, com foco na metodologia e na validade dos dados, devendo também considerar a originalidade.

Os artigos aprovados com modificações serão reencaminhados aos autores com as considerações dos revisores. A revista não tem qualquer influência sobre o método de avaliação dos revisores, somente os orienta sobre os seus princípios norteadores, expostos no foco, escopo e missão, que estes devem respeitar. Após as correções, o autor reenvia o artigo à revista para verificação do editor e dos revisores, caso estes últimos assim determinarem. A aprovação direta não requer quaisquer ajustes de conteúdo, os autores são avisados sobre a decisão e o artigo segue para os processos seguintes.

Os revisores apresentarão ao editor um parecer contendo os motivos da rejeição, da aprovação com modificações ou da aprovação direta. O parecer de rejeição pode ser apresentado aos autores, desde que esses o solicitem. O parecer da aprovação com modificações será encaminhado aos autores com as correções e sugestões a fazer. O editor científico (ou coeditor) precisa validar a decisão do editor regional e informar aos autores sobre a decisão, pois a decisão final sempre caberá ao editor científico, baseado nas interferências dos revisores.

 

Periodicidade

A LALCA é uma publicação semestral, isto é, 2 números ao ano.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilização gratuita de conhecimento científico, fomentando a democratização do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...