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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A LALCA não cobra nenhum tipo de taxa para submissão, processamento, ou ainda, posterior acesso aos artigos. 

Submissões

  • As submissões serão realizadas somente pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas- SEER.
  • O usuário deverá realizar cadastro no sistema como AUTOR (caso não seja escolhida a opção "autor", não será possível realizar a submissão) e preencher os metadados da submissão.
  • Serão aceitos os seguintes tipos de documentos para submissão:
    • Artigo original: trabalhos de pesquisa com até 16 páginas e estruturados com introdução (e revisão bibliográfica), objetivos, metodologia, resultados e discussão e conclusões. Estes artigos devem trazer novidades nos temas considerados.
    • Artigos de revisão: trabalhos que apresentem o panorama geral da produção científica em determinado tema. Estes devem estar amparados por uma extensa revisão bibliográfica que permita uma análise crítica do desenvolvimento do tema em questão. O artigo deve ter no máximo 30 páginas.
    • Estudos de caso: trabalhos que discutam algum exemplo específico de aplicação de metodologias relativas ao escopo da revista. Normalmente, os estudos de caso se amparam em situações relacionadas a empresas que incorporaram algum novo procedimento em seus processos e fazem uma análise comparativa entre o desempenho antes e depois da intervenção. Estes artigos não devem ter mais que 10 páginas.
    • Relatório de Evento: texto descritivo sobre eventos técnico, científico e/ou político que abordam temas em sintonia com o escopo da revista. Tais relatórios não devem exceder 5 páginas.

Normas para publicação 
  • Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria para que seja possível uma avaliação às cegas.
  • O processo de avaliação dos artigos envolve avaliação de especialistas do Comitê Científico ou avaliadores ad hoc indicados ou aprovados pelo mesmo comitê
  • Não serão aceitos trabalhos que já tenham sido publicados. Excepcionalmente artigos que foram produtos de trabalhos de teses e dissertações.
  • Só serão aceitos artigos em língua portuguesa, língua espanhola, ou em língua inglesa, com resumos nas três línguas, obrigatoriamente.
  • A revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Direitos Autorais

Os direitos autorais permanecem com o autor.  

O Public Knowledge Project recomenda o uso de uma licença CREATIVE COMMONS, aceitando a declaração de direitos autorias o autor estará licenciando seu manuscrito com a Licença atribuição (CC BY) para definir a natureza do acordo de direito autoral. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados (CC, 20.

Normalização

Título e informações iniciais

O título deve ser breve, conciso e informativo, acompanhado de sua tradução em inglês, português e espanhol.

O subtítulo, se houver, deve ser separado do título principal por dois pontos (:).

Nomes dos autores e filiação

Indicar o nome do autor utilizando Nome e último sobrenome ou o nome por qual o autor é mais conhecido, indicar também a filiação com o endereço do local onde o autor trabalha.

Contatos dos autores

Indicar um endereço de e-mail ativo do autor correspondente, preferencialmente o institucional, de faculdade ou órgão de pesquisa, se não houver, o pessoal. Indicar também um número de telefone ativo.

Resumo

O resumo deve ser informativo, com até 300 palavras, e dar uma visão geral do conteúdo do artigo e deve ser composto por introdução, métodos, resultados e discussão, conclusões e por fim palavras chaves. Os resumos devem estar nas línguas: portuguesa, inglesa e espanhola.

Palavras-chave

Devem vir imediatamente após o resumo, forneça até 6 palavras chaves que representam os assuntos principais do manuscrito de forma direta e de fácil compreensão.  As palavras chaves serão utilizadas para fins de indexação. Como o resumo, as palavras chaves devem estar nas 3 línguas da revista (português, inglês e espanhol)

Abreviaturas (opcional)

A lista de abreviaturas, se houver, deve vir após as palavras chaves.

Organização do texto

O texto deve estar em português, inglês ou espanhol e deve possuir páginas numeradas para facilitar o processo de revisão. O texto deve ser organizado da seguinte forma:

  • Introdução (revisão bibliográfica e objetivos)
  • Metodologia
  • Resultados e Discussão
  • Conclusões (e opcionalmente recomendações)
  • Agradecimentos (se for o caso)
  • Referências

Formatação

  • Os artigos deverão ter no máximo 30 páginas, dependendo do tipo de artigo submetido.
  • Os textos deverão ser escritos e editados em Word, OpenOffice ou RTF, com letra Arial 12 e espaçamento 1,5.
  • A configuração da página será A4, com margens de 3,0cm (superior, inferior, esquerda e direita). As páginas dererão ser numeradas (Arial 10).
  • O título do trabalho deve estar centralizado, fonte Arial 14, em negrito, com letras maiúsculas e espaço 1,5.
  • Caso haja subtítulo, deverá ser escrito com letras minúsculas.
  • Abaixo do título (e subtítulo), à direita, deverá constar os nomes dos autores (Arial 12, em negrito, espaço simples). Em seguida, a titulação e a filiação institucional com endereço e o e-mail e telefone do autor correspondente (Arial 10).
  • Os resumos deverão estar em Arial 12, com espaço simples.
  • Empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas deverão estar inseridas no texto e possuir tamanho mínimo 15 cm de largura, e 300 DPis.

Resumo gráfico

Um resumo gráfico é opcional, mas seu uso é incentivado, pois recursos visuais costumam despertar mais interesse do que texto linear.

Agradecimentos

Os agradecimentos podem ser localizados como uma seção antes das referências ou na página do título como nota de rodapé.

Fórmulas matemáticas

Adicione fórmulas matemáticas ao texto em formato editável, nunca em imagem.

Figuras e Tabelas

As figuras e imagens devem ser suficientemente nítidas e todas devem possuir legendas com título da imagem com fonte Arial, tamanho 10, centralizada.  É imprescindível que as imagens possuam pelo menos 300 DPIs.

As tabelas e figuras devem ser numeradas consecutivamente utilizando numerais arábicos (tabela 1, 2, 3 etc. e figura 1, 2, 3, etc.) e devem possui legendas indicando o título da tabela ou figura e sua fonte.

Tabelas devem estar como texto editável, não serão aceitas tabelas em formato de imagem.

Notas

As notas deverão ser numeradas e vir no rodapé da página correspondente.

Referências

  • Garanta que todas as referências citadas no texto também estejam presentes na lista de referência (e vice-versa).
  • Links de referência: para facilitar o caminho certifique-se que os links para as referências online estão ativos.
  • Recomendamos a utilização da norma ISO 690/1987 para apoiar a construção de referências.
  • Citação no texto: Use o sistema nome e ano de publicação:
    • Schwarzbold (2009), (Calijuri, 2009), (Santoro and Enrich-Prast, 2010), para mais de dois autores utilize “et al”.
  • Todas as referências citadas no texto devem ser listadas seção de Referências, em ordem alfabética em letras maiúsculas de acordo com o primeiro autor

Exemplos de referências

Artigo de revista:

KALNINS, Arthurs and MAYER, Kyle J. Relationships and hybrid contracts : na analysis of contact choice in information technology. The journal of law, economics & organization, April 2004, vol. 20, nº 1, p. 207-229.

Livro:

MINTZBERG, Henry. Estrutura e dinâmica das organizações. 3ª ed. Revisão técnica de António Caetano. Lisboa : Dom Quixote. 2004. ISBN 972-20-1147-2.

Antes de submeter verifique se:  

Todas as informações sobre os autores estão presentes:

  • Nomes e sobrenomes
  • Filiação e endereço
  • Contato de e-mail e números de telefone

Todos os arquivos necessários foram carregados

  • Resumo
  • Resumo gráfico, se houver
  • Palavras-chave
  • Todas as legendas das figuras e tabelas
  • Todas as tabelas (incluindo título, descrição, notas de rodapé)
  • Figuras em seu arquivo de origem. (PSP, PNG etc)

Outras considerações

  • Verificação de erros de gramática ou concordância
  • Se as referências estão no formato sugerido por esta revista
  • Todas as referências citadas na lista de referências devem ser citadas no texto, e vice-versa
  • Se a permissão foi obtida por uso de material com direitos autorais de outras fontes
  • Figuras coloridas estão claramente marcadas como sendo destinados à reprodução de cor na Web (gratuito) e na cópia ou para ser reproduzido em cor na Web (gratuito) e em preto-e-branco na impressão
  • Se for necessária uma única cor na Web, versões preto e branco dos números também são fornecidos para fins de impressão

Política Antiplágio

Antes de serem enviados para a avaliação às cegas, os artigos submetidos passarão por análise prévia de adequação de escopo e verificação para detecção de possíveis plágios por meio de software específico. É dever do autor garantir a originalidade do seu artigo, citando corretamente os trabalhos utilizados no embasamento do manuscrito submetido. Caso seja identificada a ocorrência de um plágio ou autoplágio, o manuscrito será imediatamente recusado. 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
  • O trabalho publicado será licenciado com uma licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria de publicação inicial nesta revista.
  • Fica resguardado aos autores o direito de assumir contratos de distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, ou em site próprio), com a condição de reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Os autores deverão ceder à Revista gratuitamente e de modo não-exclusivo, os direitos de utilização não comercial de suas obras intelectuais, durante o prazo de vigência dos direitos autorais, para fins de disponibilização pública gratuita e de utilização não comercial.
  • Autores têm permissão de publicar e distribuir as versões pre-print e pos-print dos seus trabalhos em repositórios institucionais, bases de pre-print ou na sua página pessoal, imediatamente após o recebimento da nota de aceite do editor.
  • Os artigos publicados nessa revista poderão ser livremente armazenados em repositórios institucionais, com a única condição de citação do autor e da publicação inicial nesta revista.
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua total responsabilidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.