Interdisciplinaridade e integração dos saberes

Autores

  • Olga Pombo Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v1i1.186

Resumo


Com o objectivo de contribuir para a superação da equivocidade que envolve o conceito de interdisciplinaridade, começamos por uma proposta de estabilização do sentido da palavra. Num segundo momento, procura-se mostrar que aquilo que explica o carácter recorrente com que o conceito, apesar de equívoco, continua a ser utilizado, é a procura de uma resposta positiva para o fenómeno avassalador da especialização, a tentativa de ultrapassar os graves cultos culturais, institucionais e heurísticos dele decorrentes. Finalmente, defende-se que a interdisciplinaridade é a manifestação de uma transformação epistemológica em curso e apontam-se aquelas que nos parecem ser as suas duas consequencias principais: o alargamento do conceito de ciência e a transformação da Universidade.

Palavras chave: Interdisciplinaridade, especialização, heurística, epistemologia, universidade.

Biografia do autor

Olga Pombo, Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa

Professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Departamento de Educação) e Coordenadora Científica do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) http://cfcul.fc.ul.pt

Downloads

Publicado

10/10/2006

Como citar

POMBO, O. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, [S. l.], v. 1, n. 1, 2006. DOI: 10.18617/liinc.v1i1.186. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3082. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Novos Rumos da Interdisciplinaridade