Análise de redes de co-autoria de artigos científicos em educação especial

Autores

  • Maria Cristina Hayashi UFSCar
  • Carlos Roberto Massao Hayashi Universidade Federal de São Carlos
  • Maycke Young de Lima Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v4i1.255

Resumo

O estudo realizado identificou redes de colaboração científica entre pesquisadores da área de Educação Especial que estabeleceram relações de co-autoria entre si e com outros pesquisadores do país e do exterior, as quais foram analisadas por meio da análise de redes sociais (ARS). Os vértices da rede de colaboração foram os autores da produção científica analisada. Através do levantamento dos seus colaboradores foram identificadas as possíveis relações de união e o grau de colaboração dos membros dessa rede de colaboração científica. Os resultados mostram a importância das redes de co-autoria no estudo da produção científica de um grupo de pesquisa.

Palavras-chave análise de redes sociais, colaboração científica, redes de co-autoria, produção científica, educação especial.

Downloads

Publicado

29/01/2015

Como citar

HAYASHI, M. C.; HAYASHI, C. R. M.; YOUNG DE LIMA, M. Análise de redes de co-autoria de artigos científicos em educação especial. Liinc em Revista, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.18617/liinc.v4i1.255. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3151. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Redes: articulações entre ciência, tecnologia e sociedade