Universidade corporativa: teoria e análise documentária | The corporative university: theory and documentary analysis

Autores

  • Claudio Henrique Schons UFSC
  • Claudine Schons UFSC
  • Maristela Silveira Ribeiro Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Nilson Lage UFRJ
  • Francisco Antonio Pereira Fialho Pereira Fialho UFSC
  • Aline França de Abreu UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v4i1.256

Palavras-chave:

Universidade Corporativa, e-Learning, Tecnologia da Informação | Corporate University, Information Technology

Resumo

Resumo O presente artigo apresenta um panorama teórico e prático sobre a Universidade Corporativa. Discute-se o papel do e-Learning e das tecnologias da informação no suporte ao processo organizacional das Universidades Corporativas. Para expor estas relações a partir da revisão da literatura, foram avaliados diversos aspectos referentes a Universidade Corporativa numa empresa multinacional para evidenciar seu valor na comunicação, construção do conhecimento e aprendizado organizacional contínuo. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica e na pesquisa documental. Como aspecto conclusivo destaca-se a importância da Universidade Corporativa como catalisadora do capital humano e intelectual, assim como também do aprendizado individual e corporativo.

Palavras-chave Universidade Corporativa, e-Learning, Tecnologia da Informação.

 

Abstract This article presents a theoretical and practical panorama of the Corporate University. It discusses the role of e-Learning and information technology in the support of the organizational process of Corporate Universities. To explicit these relations based on a review of the literature, several aspects were considered in a multinational firm in order to highlight the importance attributed to communication, knowledge construction and continuous organizational learning. The methodology was based on the bibliographical and documentary research. In conclusion, the paper considers the importance of Corporate University as a catalyser of human and intellectual capital, as well as of individual and corporate learning.

Keywords Corporate University, e-Learning, Information Technology.

 

Biografia do autor

Claudio Henrique Schons, UFSC

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.  

Claudine Schons, UFSC

Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. 

Maristela Silveira Ribeiro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Nilson Lage, UFRJ

Doutor em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Francisco Antonio Pereira Fialho Pereira Fialho, UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Chefe do Centro de Comunicação e Expressão. f

Aline França de Abreu, UFSC

Doutora em Information Technology - Faculty of Engineering. University of Waterloo, U.W., Canadá e professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Downloads

Publicado

11/04/2008

Como citar

SCHONS, C. H.; SCHONS, C.; SILVEIRA RIBEIRO, M.; LAGE, N.; PEREIRA FIALHO, F. A. P. F.; FRANÇA DE ABREU, A. Universidade corporativa: teoria e análise documentária | The corporative university: theory and documentary analysis. Liinc em Revista, [S. l.], v. 4, n. 1, 2008. DOI: 10.18617/liinc.v4i1.256. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3152. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Redes: articulações entre ciência, tecnologia e sociedade