Economia criativa e trabalho imaterial: a indústria da moda sob uma perspectiva informacional | Creative economy and immaterial labour: the fashion industry under an informational perspective

Autores

  • Vladimir Sibylla Pires Osklen

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v6i1.328

Palavras-chave:

Economia criativa, trabalho imaterial, indústria da moda, centrais de criatividade, dinâmicas informacionais | creative economy, immaterial labour, fashion industry, creativity centrals, informational dynamics

Resumo

Resumo Este artigo visa refletir sobre a construção de identidades de marca na economia criativa a partir das dinâmicas informacionais de seus atores. Propõe um modelo de análise baseado em uma nova metáfora organizacional e na opção por uma abordagem em diferentes níveis daquela dinâmica. Demonstra sua aplicabilidade a partir do exemplo de uma empresa atuante na indústria da moda.

Palavras-chave: economia criativa; trabalho imaterial; indústria da moda; centrais de criatividade; dinâmicas informacionais.

Abstract This article aims to reflect on the development of brand identities in the creative economy from the point of view of its actors’ informational dynamics. It proposes a model of analysis based on a new organizational metaphor and on a multi-level approach to that dynamic. It also demonstrates its applicability using the example of an active company in the fashion industry.

Keywords: creative economy; immaterial labour; fashion industry; creativity centrals; informational dynamics.

 

 

Biografia do autor

Vladimir Sibylla Pires, Osklen

Vladimir Sibylla Pires, museólogo (UNIRIO) com especializações em Sociologia Urbana (UERJ) e Marketing (UCAM), MBKM em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (CRIE/COPPE/UFRJ) e mestrado em Ciência da Informação (UFF/IBICT). Ex-gerente de Marketing e Comunicação (2000-2006), atual gerente de Relações Corporativas da Osklen.

Downloads

Publicado

29/03/2010

Como citar

PIRES, V. S. Economia criativa e trabalho imaterial: a indústria da moda sob uma perspectiva informacional | Creative economy and immaterial labour: the fashion industry under an informational perspective. Liinc em Revista, [S. l.], v. 6, n. 1, 2010. DOI: 10.18617/liinc.v6i1.328. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3219. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Cultura e trabalho imaterial