Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case

Autores

  • Ana Márcia Silva UFGO e UFSC
  • Ari Lazzarotti Filho UFGO
  • Ana Paula Salles da Silva UFGO

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v7i2.443

Palavras-chave:

divulgação científica, educação física, acesso livre, arquivos abertos, tecnologias de informação e comunicação.

Resumo

Resumo Este ensaio aborda o processo de socialização do conhecimento discutindo as relações e os desdobramentos implícitos na escolha do termo divulgação em âmbito científico nacional e internacional. Num segundo momento, apresenta algumas implicações deste processo para a produção e apropriação do conhecimento, discutindo, na sequencia, a incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no campo específico da Educação Física. Por fim, argumenta pela importância para os pesquisadores da divulgação do conhecimento ao grande público, à sociedade, para a constituição de uma nova cultura.

Palavras chaves divulgação científica, educação física, acesso livre, arquivos abertos, tecnologias de informação e comunicação.

Abstract This essay approaches the process of knowledge socialization by discussing the relations and the unfoldings which are implicit in the choice of the term divulgation both in a national and international scientific field. In a second moment, the implications of this process to the knowledge appropriation and production are presented. Then, afterwards, it is discussed the incorporation of the new information and communication technologies in the Physical Education specific field. At last, it is argued the importance of the constitution of a new culture for those who research the divulgation of the knowledge related to the great public and to the society.

Keywords scientific divulgation, physical education, open access, open archives, information and communication technologies.

Biografia do autor

Ana Márcia Silva, UFGO e UFSC

Doutora em Ciências Humanas. Professora da Universidade Federal de Goiás (UFGO) e do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Ari Lazzarotti Filho, UFGO

Mestre em Educação Física. Professor da UFGO. Endereço postal: UFGO. EFE, Campus Samambaia,Goiânia, Goiás, CEP: 74001-970, telefone: (062) 3521-1513. 

Ana Paula Salles da Silva, UFGO

Mestre em Educação Física. Professora da UFGO. Endereço postal: UFGO, FEF, Campus Samambaia, Goiânia, Goiás, CEP: 74001-970, telefone: (062) 3521- 1788. 

Downloads

Publicado

19/09/2011

Como citar

SILVA, A. M.; FILHO, A. L.; DA SILVA, A. P. S. Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case. Liinc em Revista, [S. l.], v. 7, n. 2, 2011. DOI: 10.18617/liinc.v7i2.443. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3329. Acesso em: 29 mar. 2024.