Políticas de inclusão digital no Brasil: a experiência da formação dos monitores dos telecentros GESAC | Digital inclusion policies in Brazil: the experience of training instructors for "telecenters"

Autores

  • Sayonara Leal UnB
  • Sandra Brant UnB

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v8i1.463

Palavras-chave:

TIC, inclusão digital, política pública, pontos Gesac

Resumo

Resumo Este trabalho tem como objetivo avaliar a formação dos monitores de pontos GESAC dentro dos propósitos do projeto de inclusão digital do Ministério das Comunicações, com ênfase na dimensão sócio-cognitiva da formação durante o período do treinamento, assim como os impactos desse programa instrucional nas comunidades locais atendidas pelos telecentros do GESAC. Serão analisadas as bases para a consolidação de uma política de Ciência e Tecnologia, que inclua o cidadão na chamada sociedade informacional, a partir não somente do acesso aos recursos materiais, mas também à formação para estimular a capacidade cognitiva do cidadão usuário do ponto GESAC em lidar com novas ferramentas e linguagens próprias às TIC. As técnicas utilizadas são: análise documental, questionários, entrevistas semi-estruturadas e grupos focais.

Palavras-chave TIC; inclusão digital; política pública; pontos Gesac

Abstract The main objective of this study was to evaluate the formation process of monitors in the GESAC’s points – the Digital Inclusion Project integrated to the Policy for Science and Technology developed by Ministry of Communications in Brazil. This research emphasized a socio-cognitive dimension in both the training period as well as the evaluation of this instructional program’s impact on the local community. Focus groups were coordinated by us in the local community attended by GESAC's “telecentros". Qualitative data was collected through documental analysis, questionnaries and semi-structured interviews as well. Building a Science & Technology Public Policy in Brazil demands not only promoting access to the material resources but also stimulating citizen participation among GESAC's point users. Including them in the "informational society" means enabling them to understand and handle proper ICT tools and languages.

Keywords ICTs; digital inclusion, public policy, Gesac´s points

Biografia do autor

Sayonara Leal, UnB

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e  rofessora adjunta do Departamento de Sociologia da UnB

Sandra Brant, UnB

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da UnB.

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Publicado

26/04/2012

Como citar

LEAL, S.; BRANT, S. Políticas de inclusão digital no Brasil: a experiência da formação dos monitores dos telecentros GESAC | Digital inclusion policies in Brazil: the experience of training instructors for "telecenters". Liinc em Revista, [S. l.], v. 8, n. 1, 2012. DOI: 10.18617/liinc.v8i1.463. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3343. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ciência, tecnologia e inovação social