A Primavera Acadêmica e o custo do conhecimento │Academic spring and the cost of knowledge

Autores

  • Moreno Albuquerque de Barros UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v8i2.486

Palavras-chave:

Primavera acadêmica, Periódicos acadêmicos, Elsevier, Acesso livre, Comunicação científica

Resumo

Resumo A Primavera Acadêmica se refere aos recentes movimentos entre acadêmicos e cientistas em favor do acesso livre e contra as políticas das editoras comerciais acadêmicas. O artigo apresenta um panorama dos custos envolvidos na editoração comercial de periódicos científicos, bem como as justificativas de editores e acadêmicos que sustentam ou rejeitam o processo de publicação com fins lucrativos da literatura acadêmica. Defende a formulação de alternativas de comunicação científica e consolidação do movimento de acesso aberto, alheio às interferências de grandes conglomerados comerciais.

Palavras-chave Primavera acadêmica; Periódicos acadêmicos; Elsevier; Acesso livre; Comunicação científica

Abstract The Academic Spring refers to the recent movements among scholars and scientists in favor of open access and against the policies of the academic publishing industry. This article presents an overview of the costs involved in the publishing of commercial journals as well as the justifications by publishers and academics who support or reject the for-profit publishing process of academic literature. Advocates the formulation of alternative scholarly communication and the consolidation of the open access movement, oblivious to the interference of business interests.

Keywords: Academic Spring; Scientific journals; Elsevier; Open access; Scholarly communication

Biografia do autor

Moreno Albuquerque de Barros, UFRJ

Mestre em Ciência da Informação - IBICT Doutorando em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia - UFRJ

Downloads

Publicado

18/12/2012

Como citar

BARROS, M. A. de. A Primavera Acadêmica e o custo do conhecimento │Academic spring and the cost of knowledge. Liinc em Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, 2012. DOI: 10.18617/liinc.v8i2.486. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3366. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate