Reflexões sobre o patrimônio digital a partir da experiência do projeto Arquigrafia │ Digital heritage: reflections on the Arquigrafia project

Autores

  • Artur Simões Rozestraten Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
  • Vânia Mara Alves Lima Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo
  • Eliana de Azevedo Marques Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
  • Marina de Souza Barbosa Ferreira Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v11i1.772

Palavras-chave:

Imagem, Patrimônio Digital, Ambiente Colaborativo, Web.

Resumo

RESUMO Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre os desafios documentários e tecnológicos relativos à conservação, digitalização, catalogação e difusão web de imagens a partir da experiência do projeto multidisciplinar Arquigrafia (www.arquigrafia.org.br). O Arquigrafia é desenvolvido como um ambiente colaborativo de compartilhamento de imagens na web, aberto a fotografias de acervos institucionais e também de coleções particulares de seus usuários. O artigo apresenta a necessidade de que esse conjunto informacional seja organizado e disponibilizado, bem como as especificidades da representação descritiva e temática para a recuperação eficaz do patrimônio digital. Além de questões relacionadas aos financiamentos dos projetos de digitalização dos acervos e preservação dos originais e arquivos digitais, o artigo discute a necessidade do estabelecimento de uma política pública, que incorpore as normas mais recentes e a metodologia mais adequada para o tratamento, organização e recuperação da informação, referente ao patrimônio digital que vem sendo gerado nas instituições de memória, como as bibliotecas, arquivos e museus das universidades públicas brasileiras.

Palavras-chave: Imagem; Patrimônio Digital: Ambiente Colaborativo; Web.   

ABSTRACT This paper  proposes a critical reflection on documental and technological challenges regarding conservation, digitization, cataloguing and web dissemination of images in the experience of the Arquigrafia multidisciplinary project (www.arquigrafia.org.br). Arquigrafia is a collaborative web image sharing environment open to photographic institutional archives and users' private collections. The need to organize and share this information set, as well as the specificities of descriptive and thematic representation for effective retrieval of this digital heritage are also presented. Besides the issues issues related to the financing of digitization projects of collections and the preservation of documents and digital files, this article discuss the need to establish a public policy that incorporates the latest standards and the most appropriate methodology for the treatment, organization and retrieval information concerning the digital heritage that has been produced by Brazilian public institutions such as university libraries, archives and museums.

Keywords: Image; Digital Heritage; Collaborative Environment; Web.

Biografia do autor

Artur Simões Rozestraten, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2007), mesma instituição onde desenvolveu seu mestrado (2003) e graduou-se em Arquitetura e Urbanismo (1995). Atualmente é professor na FAUUSP-São Paulo no grupo de disciplinas de Metodologia na graduação e na área de Representações e Processos de Produção na pós-graduação. Exerce a coordenação acadêmica do Laboratório de Modelos e Ensaios LAME, é vice-coordenador científico do NAWEB - Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ambientes Colaborativos na Web, pesquisador associado ao Núcleo de Apoio à Pesquisa - Produção e Linguagem do Ambiente Construído NAPPLAC, e coordenador do Grupo de Pesquisa 'Representações: imaginário e tecnologia' (CNPq). Tem experiência profissional na área de projeto e gerenciamento de obras atuando como pesquisador nos seguintes temas: representação e imaginário da arquitetura, maquetes e modelagem tridimensional, processos projetuais, história do projeto e da tecnologia da arquitetura.

Vânia Mara Alves Lima, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004). Professora Doutora do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Universidade de São Paulo, atualmente é coordenadora do curso de Biblioteconomia. Desenvolve pesquisas na área da Ciência da Informação, mais especificamente com os temas: linguagens documentárias, terminologia, representação documentária e recuperação da informação.

Eliana de Azevedo Marques, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1973). Exerceu o cargo de Diretora Técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo - SIBi/USP. de 13 de setembro de 2007 a 04 de maio de 2010. Atualmente é chefe da Seção de Comunicação Especializada do Serviço de Biblioteca e Informação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - SBI/FAUUSP. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de bibliotecas, arquitetura e urbanismo, preservação e conservação de acervos, bibliotecas digitais / virtuais.

Marina de Souza Barbosa Ferreira, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

Graduanda em Biblioteconomia, ECAUSP

Downloads

Publicado

28/05/2015

Como citar

ROZESTRATEN, A. S.; LIMA, V. M. A.; MARQUES, E. de A.; FERREIRA, M. de S. B. Reflexões sobre o patrimônio digital a partir da experiência do projeto Arquigrafia │ Digital heritage: reflections on the Arquigrafia project. Liinc em Revista, [S. l.], v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.18617/liinc.v11i1.772. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3612. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Memória na era digital: desafios às humanidades e aos estudos da informação