Portais do conhecimento de universidades: um quadro referencial para avaliação de potencial semântico | University knowledge gateways: a reference framework for assessment of semantic potential

Autores

  • Josefina Aparecida Soares Guedes Universidade Federal do Paraná
  • Faimara do Rocio Strauhs

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v12i1.833

Palavras-chave:

Recuperação de Informação Online, Ontologia, Web Semântica, Portal, Universidades.

Resumo

RESUMO Os modelos tradicionais de recuperação da informação utilizados na web são inadequados para uma busca efetiva e rápida, e os resultados são, comumente, numerosos e irrelevantes. Por outro lado, os modelos baseados em ontologias e tecnologias de web semântica oferecem maior rapidez no acesso às informações com relevância dos resultados. O objetivo desta pesquisa foi propor condições mínimas necessárias para o estabelecimento de potencial semântico de portais. Um questionário foi aplicado para coletar dados da equipe técnica responsável pelos portais de universidades públicas federais brasileiras da região Sul do Brasil, a fim de identificar ferramentas e tecnologias utilizadas nos portais. Como principais resultados, apresentam-se um diagnóstico do uso da ontologia na estruturação dos portais universitários pesquisados e a proposição de um quadro de referência das condições mínimas necessárias para estabelecimento de potencial semântico dos portais.

Palavras-chave: Recuperação de Informação Online; Ontologia; Web Semântica; Portal; Universidades.

ABSTRACT Traditional models of information retrieval used on the web are inadequate for effective and quick search and the results are often numerous and irrelevant. On the other hand, models based on ontologies and semantic web technologies offer greater speed of access to information with relevant results. The goal of this research was to propose minimum necessary conditions for establishment of semantic potential of gateways. A questionnaire was used to collect data from the technical team responsible for homepages of federal public universities in southern Brazil, in order to identify tools and technologies used in these homepages. The main results presented were a diagnosis of ontology use in structuring the investigated university portals and the proposal of a framework containing the minimum necessary conditions to establish their semantic potential.

Keywords: Online Information Systems; Management Information Systems; Information Retrieval; Ontology; Universities.

Biografia do autor

Josefina Aparecida Soares Guedes, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Tecnologia pela Universidade Federal do Paraná.

Especialista em Gestão pública pela Centro de Educação Tecnológica do Paraná.

Bibliotecária e Documentalista da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

31/05/2016

Como citar

GUEDES, J. A. S.; STRAUHS, F. do R. Portais do conhecimento de universidades: um quadro referencial para avaliação de potencial semântico | University knowledge gateways: a reference framework for assessment of semantic potential. Liinc em Revista, [S. l.], v. 12, n. 1, 2016. DOI: 10.18617/liinc.v12i1.833. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3667. Acesso em: 29 mar. 2024.