Vigilância e anonimato em aplicativos mobile: um estudo sobre a privacidade em relações homoafetivas no digital | Surveillance and anonymity in mobile applications: a study about the privacy in digital same sex relations

Autores

  • Manuela do Corral Vieira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v12i2.900

Palavras-chave:

Privacidade, Anonimato, Identidade, Sociabilidade, Aplicativos de Relacionamento.

Resumo

RESUMO Este artigo busca compreender de que forma homens que utilizam os aplicativos de relacionamento Tinder, Grindr e Scruff – considerando seus pontos de semelhanças e de especificidades, conforme serão detalhadas ao longo deste estudo – experienciam facetas de suas identidades e constroem práticas de sociabilidade, fazendo uso ou não do anonimato, na vivência de relações homoafetivas. Além disso, a pesquisa analisa de que forma estas plataformas digitais se configuram como heterotopias e “armários digitais”, nos quais os sujeitos desenvolvem formas de resistência e proteção a práticas de vigilâncias sociais on e off-lines.

Palavras-chave: Privacidade; Anonimato; Identidade; Sociabilidade; Aplicativos de Relacionamento.

ABSTRACT This article seeks to understand how men who use the relationship applications Tinder, Grindr and Scruff – considering their similarities points and specificities, as will be detailed in the course of this study – experience facets of their identities and build sociability practices making use or not of anonymity, in experiences of same sex relations. Furthermore, the research examines how these digital platforms are configured as heterotopias and "digital lockers" in which subjects develop forms of resistance and protection to the surveillances practices on and off-lines.

Keywords: Privacy; Anonymity; Identity; Sociability; Relationship Applications.

Biografia do autor

Manuela do Corral Vieira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA-UFPA) , realizou Mestrado em Marketing na Universidad Autónoma de Madrid (UAM), no qual foi bolsista do Programa Alban (Programa de Bolsas de Alto Nível da União Européia para a América Latina) e possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (Unama). É Professora Adjunta na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (FACOM-UFPA) na Graduação em Publicidade e Propaganda e Jornalismo e no programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, na linha de pesquisa Estratégias de Comunicação Midiática na Amazônia. Coordena o projeto de pesquisa "Consumo, Identidade e Amazônia: relações de sociabilidade e interação através da comunicação", ligado ao Instituto de Letras e Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (FACOM/UFPA). Faz parte dos Grupos de Pesquisa "Cidade, Aldeia e Patrimônio" (CNPq) e "Interações e Tecnologias na Amazônia - ITA" (CNPQ). Também integra o projeto de pesquisa "Agências Digitais na Amazônia Real: a inovação das práticas de comunicação na publicidade paraense" (CNPq) em parceria com o Instituto Hans Bredow, Hamburgo, Alemanha. Faz parte da organização do Festival Osga de Vídeos Universitários. Atua nas áreas da Publicidade e Propaganda, Cibercultura e Antropologia Social.

Downloads

Publicado

30/11/2016

Como citar

DO CORRAL VIEIRA, M. Vigilância e anonimato em aplicativos mobile: um estudo sobre a privacidade em relações homoafetivas no digital | Surveillance and anonymity in mobile applications: a study about the privacy in digital same sex relations. Liinc em Revista, [S. l.], v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.18617/liinc.v12i2.900. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3718. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Privacidade e vigilância nos meios digitais