Intercomunicação entre a organização da informação e do conhecimento, os estudos sobre memória e a produção de obras artísticas

Resumo

RESUMO Trata-se da interlocução entre os sentidos que circundam a relação de comunicação entre a organização da informação e do conhecimento, os estudos sobre a memória e a produção de obras de arte pelo meio social. Apresenta, por meio de uma revisão de literatura, os enlaces que permeiam a materialidade dos registros do conhecimento e a sua característica como documento memorialístico construído com base nas impressões pessoais e coletivas do indivíduo social, permitindo a compreensão de sob quais perspectivas a comunicação entre esses conceitos acontece, gerando campo de discussão e pesquisa. Conclui que as principais esferas de sentido que ligam ambas as áreas partem da possibilidade de desenvolvimento de mecanismos de tratamento da produção intelectual e artística, enquanto registros de informação, que são construídos com valor memorialístico intrínseco, possibilitando a compreensão do passado, presente e futuro, na formação de saberes e no desenvolvimento do conhecimento humano.

Palavras-chave: Ciência da Informação; Organização da Informação e do Conhecimento; Memória; Produção de Arte; Informação em Artes.

 

Biografia do Autor

Wagner Oliveira de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco
Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE. Bacharel em Biblioteconomia pela UFCA. Foi professor substituto na UFRN.
Fabio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar. Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado Acadêmicos) da Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado
17/12/2018
Como Citar
MedeirosW. O. de, & PinhoF. A. (2018). Intercomunicação entre a organização da informação e do conhecimento, os estudos sobre memória e a produção de obras artísticas. Liinc Em Revista, 14(2). https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4221
Seção
Organização do Conhecimento: agendas sociopolíticas e seus conflitos históricos